COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL Lidia Maria Kroth O que o orientador educacional deve fazer na EDUCAÇÃO INFANTIL, no ENSINO FUNDAMENTAL e ENSINO MÉDIO. Educação Infantil - A Orientação Educacional na Pré-Escola é muito importante no contexto escolar pelo papel que exerce junto à comunidade escolar. - Oportuniza a visão criativa do profissional, na conscientização dos pais no dever de participar ativamente nas atividades escolares. - Desperta nos educadores, pais e professores, a necessidade da observação em todos os momentos da vida da criança. - Sugere programa de ação integrada entre pais, professores, orientadores educacionais que fortaleça a responsabilidade de todos na ação conjunta da educação. Ensino Fundamental A Orientação Educacional no Ensino Fundamental tem duas tarefas distintas a executar. São elas: uma correspondente as quatro primeiras séries e a outra, às quatro últimas séries. •Desenvolver junto ao educando, crianças que, são um trabalho de adaptação dos mesmos no ambiente escolar; •Desenvolver nos educandos, atitudes de otimismo e admiração com o mundo que os cerca; •Propiciar atividades que favoreça a socialização, a confiança em si e nos outros, a iniciativa e a criatividade dos educandos; •Deve dirigir as vistas dos educandos para os horizontes do mundo, para que descubram, com encanto, o próximo, em movimento de distanciamento dos dois centros que são o lar e a escola; •Habituá-los a viver e a conviver no ambiente escolar para que no mesmo se ajustem e melhor revejam suas potencialidades, a fim de melhor serem atendidos e orientados; •Observar os educandos quanto às suas peculiaridades de comportamento e temperamento, com a cooperação dos professores; •Nas últimas quartas séries de Ensino Fundamental, o Orientador deve dedicar-se com mais afinco à exploração e desenvolvimento das aptidões e preferências do educando. Vê-se, então, a necessidade de se intensificar o funcionamento das atividades extras-classes, bem como as oportunidades de visitas, excursões e estágios, para que aptidões e preferências tenham mais oportunidades de se manifestarem e se desenvolverem; •Revelar profissionalmente, o mundo do trabalho, uma vez que o educando, deva fazer a opção de curso profissionalizante; •Cuidados que fazem necessários como a educação sexual e a formação moral, pois existe o advento da crise pubertária e o despertar do espírito crítico. Ensino Médio - O Ensino Médio tem por objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades com elementos de auto-realização, preparação para o trabalho e o exercício consciente da cidadania. - Preocupa-se em esclarecer quanto à formação profissional, além, da incumbência de melhor orientar o jovem numa formação profissional. - Tem a preocupação de orientar quanto às aptidões, tipos de profissões para os níveis técnicos ou universitários. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1072 |
Karolin Adam Kray - Email: karolin-kray@hotmail.com |