Nome*: | Marieli Carniel |
Email: | 130410@upf.br |
Curso: | Pedagogia Lagoa Vermelha |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A importância do lúdico na educação pré-escolar. |
Problema central da pesquisa: | Lúdico na educação pré-escolar. Nem toda escola esta equipada para a ludicidade, não tem professor competente para passar brincadeiras legais, não tem espaço adequado com vários brinquedos diferentes. O lúdico pode ser encaixado em qualquer atividade e existem váriados tipos, histórinhas, contos, filmes, recortes, colagens, desenhos, pinturas, dramatização entre outros, mas é preciso ter criatividade para passar, o que muitas vezes aí é que esta o problema, a falta de criatividade. Sabemos que o lúdico é importante para a aprendizagem da criança, mas como os professores devem trabalhar o lúdico na educação infantil? |
Objetivos da pesquisa: | Analisar a importância do lúdico na educação pré-escolar. |
Justificativa: | Escolhi Educação Pré-Escolar, pois já atuo nesta área e pela minha vivência e experiência com as crianças. Gosto de estar com elas ensinar, educar, brincar e até mesmo aprender com elas. Também escolhi esta área, porque é o primeiro passo que a criança esta dando para ingressar no mundo dos estudos, da aprendizagem, por isso quero estar junto a elas ensinando do melhor jeito, ajudando-os a passar por essa primeira etapa com facilidade. Então, trabalhar na pré-escola para mim é muito gratificante e espero me sair bem, pois estou ainda no começo e tenho muitos conhecimentos a adquirir. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Este trabalho será realizado atavés de uma pesquisa bibliográfica, por meio de leituras de livros, artigos e pdfs, procurando saber a importância do lúdico na educação pré-escolar. |
Referências bibliográficas: | MARCELLINO, Nelson Carvalho (Coord.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Ed. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1999. 230 p. MIRANDA, Danilo Santos de (Coord.). O parque e a arquitetura: uma proposta lúdica. Campinas: Papirus, 1996. 132 p. TAMANAHA, Ana Carina. A atividade lúdica no autismo infantil. São Paulo, 2006. p.307-312. LEON, Adriana Duarte. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem, ed. Revista Ibero-americana de Educação. p. |