Nome*: | Patricia Carniel |
Email: | 130411@upf.br |
Curso: | Pedagogia Lagoa Vermelha |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Construção do conhecimento da criança |
Problema central da pesquisa: | As maneiras de ensinar e como se ensina precisam ser avaliadas. Pois devemos observar que a criança aprende de várias formas não só com tarefas no quadro. O professor necessita analisar como ele desenvolve o seu ensino e suas práticas que leva o aluno a construir a sua aprendizagem e o seu conhecimento. A educação básica deveria visar fundamentalmente à preparação para o exercício da cidadania, cabendo à escola formar o aluno em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade através de uma aprendizagem que seja significativa. O que sgnifica ensinar e quais são as maneiras utilizadas pelos professores que vai formar e idealizar o conhecimento do aluno? Será que os profissionais da educação e a escola estão preparados para um ensino de qalidade principalmente nas séries iniciais da criança? |
Objetivos da pesquisa: | Investigar como e de que maneira a criança aprende. |
Justificativa: | Escolhi aprofundar a Educação Pré-Escolar pela minha vivência e experiência do meu trabalho em lidar com crianças desse nível. Pois o que posso perceber no dia-a-dia é que muito precisa ser melhorado e as maneiras como os alunos devem ser tratados no ambiente escolar. No entanto, melhorar a qualidade de ensino e transformar a idéia de quadro e aluno. Trazer o novo proporcionar mais oportunidades de conhecimento e colocá-los frente as realidades de hoje. Para que o meu trabalho se torne mais gratificante, e também mudarmos um pouco a nossa educação para mais qualificada. Adoro muito crianças pois estamos aprendendo com elas todos os dias. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | A pesquisa será realizada e aprofundada, por meio de leituras em livros, revistas, artigos, saits na web, pdfs, analisando as maneiras e métodos distintos dos autores. |
Referências bibliográficas: | PERRENOUD, Philippe; RISCHBIETER, Luca (Rev.). A escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre: ARTMED, 2005. P.143. ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 172. MORAM, José Manuel. Ensinar de formas diferentes para pessoas diferentes. Campinas, 2008. p.1. |