Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Vanessa Soares Moreira
Email:vanessa.sm21@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:O brincar na educação infantil
Problema central da pesquisa:Toda criança ao passar dos anos começa a compreender a realidade do brincar, a fazer a brincadeira acontecer apenas como um "faz de conta", e passa a ver que o que acontece nas brincadeiras não são coisas verdadeiras. Elas começam a refletir sobre as qualidades dos espaços destinados para brincá-lo, passam a compreender o papel do professor com suas atividades propostas. As brincadeiras estão sempre propondo grandes desafios, e com elas a imaginação, fazendo a criança criar, respeitar e vencer limites. Ao brincar, ela constrói sua própria história, fazendo o bem para si, e passa a construir sua própria felicidade e prazer de brincar. E por que muitos pais, e até professores, ainda separam o brincar do aprender, dizendo que a escola não é lugar de brincadeira?
Objetivos da pesquisa:Analisar o brincar como um espaço educativo fundamental da infância.
Justificativa:A escolha da minha área de pesquisa foi a Educação Pré-Escolar. Como não tenho nenhuma experiência da mesma a escolhi por vontade de conhecê-la, porque é o começo da longa caminhada escolar de uma criança. Ao escolher o tema "brincar na educação infantil" vejo que, a brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar naturalmente. A mesma permite o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a auto-estima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o seu desenvolvimento.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:Este trabalho será realizado através da pesquisa bibliográfica, baseada em materiais escritos, como livros, revistas, pesquisas de artigos e PDF's sobre o brincar na educação infantil.
Referências bibliográficas:ANTUNES, Celso. Da hora da brincadeira e da aprendizagem para uma nova concepção sobre o papel do brincar. In:_____. Educação Infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

BIBIANO, Bianca. Porque brincar é importante para as crianças pequenas. Revista Nova Escola,set. 2010. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml >. Acesso em: 20 ago. 2012.

FERNANDES, Aline F. da Silva; COSTA, Ellen M. dos Santos. A importância do brincar na Educação Infantil.Disponível em: < http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_SILVA%20e%20SANTOS.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2012.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...