Nome*: | Vanessa Boito de Lima Ferreira |
Email: | vanessaboitodlf@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Lagoa Vermelha |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | A importância do brincar na área da pedagogia hospitalar |
Problema central da pesquisa: | O brincar deve fazer parte da vida de toda criança e a educação é necessária na vida de cada ser humano, por isso, é fundamental a continuidade do desenvolvimento da criança no ambiente hospitalar, pois mesmo hospitalizada continua sendo criança e precisa ter todas as suas necessidades básicas fundamentais. O brincar no hospital é uma atividade que contribui para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento global da criança hospitalizada. Ao brincar as crianças podem melhorar na agilidade física, experimentar seus sentidos, e desenvolver seu pensamento. O contexto lúdico pode-se realizar sozinho, ou, na companhia de outras crianças, desenvolvendo também o comportamento em grupo e o respeito às regras. Sendo assim aprendem conhecer e a respeitar a si próprios, e aos demais, dentro de um novo ambiente, sendo esse novo ambiente, a escola hospitalar. Mais do que o profissional, o maior parceiro da criança é a outra criança que está ali dentro, que almoça, acorda e passa pelo sofrimento junto com ela. É papel do pedagogo é incentivar essa parceria, essa solidariedade, buscar fazer com que a criança enxergue o outro como alguém semelhante a ela. Isso é um processo educativo que não está atrelado diretamente ao conteúdo curricular. Propõe-se uma atividade comum para que duas crianças escrevam uma historinha. É dessa forma que se vai introduzindo sutilmente uma atividade pedagógica sistematizada num contexto de brincadeira. Se houver um livro didático com o corpo humano, o professor pode mostrar para a criança diabética o que é a insulina e para que serve o pâncreas. Esse conhecimento curricular surge "espontaneamente" e tem uma significação autêntica para a vida da criança. Assim, podemos entender Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma. Apartir desse contexto, surge a pergunta: Qual a importancia das brincadeiras, dentro dos hospitais e das escolas? |
Objetivos da pesquisa: | .Analisar qual a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. .Investigar o papel do pedagogo, nas áreas hospitalares e escolares. |
Justificativa: | Pretendo me aprofundar nesse assunto, para entender as dificuldades dos pacientes e propor a eles a realização do processo educativo, levando várias atividades de escrita, leitura, matemática, brincadeiras e jogos para garantir um bom acompanhamento escolar. Porque muitos deles ficam sem ir à escola, no periodo em que se encontram internados nos hospitais, e perdem a melhor fase pro desenvolvimento deles, que é o momento em que estão na escola, aprendendo, brincando e interagindo com amigos e professores. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Quantitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | A pesquisa será realizada através de referências bibliográficas, PDF's e artigos relacionados a Pedagogia Hospitalar. Buscando saber como melhorar os problemas que muitas vezes, ainda existem nessa essa área. |
Referências bibliográficas: | ROCHA, Yloma Fernanda de Oliveira. O trabalho pedagógico no âmbito hospitalar. Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/o-trabalho-pedagogico-no-ambito-hospitalar/15233/. Acesso em: 6 setembro, 2012. FONTES, Rejane de S. O desafio da Pedagogia Hospitalar. Disponivel em: http://vidaeducacao.com.br/?p=201. Acesso em 28 agosto, 2012. |