Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Especial

Nome*:Vanessa Boito de Lima Ferreira
Email:vanessaboitodlf@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Especial
Título provisório do projeto:A importância do brincar na área da pedagogia hospitalar
Problema central da pesquisa:O brincar deve fazer parte da vida de toda criança e a educação é necessária na vida de cada ser humano, por isso, é fundamental a continuidade do desenvolvimento da criança no ambiente hospitalar, pois mesmo hospitalizada continua sendo criança e precisa ter todas as suas necessidades básicas fundamentais.
O brincar no hospital é uma atividade que contribui para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento global da criança hospitalizada. Ao brincar as crianças podem melhorar na agilidade física, experimentar seus sentidos, e desenvolver seu pensamento. O contexto lúdico pode-se realizar sozinho, ou, na companhia de outras crianças, desenvolvendo também o comportamento em grupo e o respeito às regras. Sendo assim aprendem conhecer e a respeitar a si próprios, e aos demais, dentro de um novo ambiente, sendo esse novo ambiente, a escola hospitalar.
Mais do que o profissional, o maior parceiro da criança é a outra criança que está ali dentro, que almoça, acorda e passa pelo sofrimento junto com ela. É papel do pedagogo é incentivar essa parceria, essa solidariedade, buscar fazer com que a criança enxergue o outro como alguém semelhante a ela. Isso é um processo educativo que não está atrelado diretamente ao conteúdo curricular. Propõe-se uma atividade comum para que duas crianças escrevam uma historinha. É dessa forma que se vai introduzindo sutilmente uma atividade pedagógica sistematizada num contexto de brincadeira. Se houver um livro didático com o corpo humano, o professor pode mostrar para a criança diabética o que é a insulina e para que serve o pâncreas. Esse conhecimento curricular surge "espontaneamente" e tem uma significação autêntica para a vida da criança. Assim, podemos entender Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada da Pedagogia Tradicional, uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem estar da criança enferma.
Apartir desse contexto, surge a pergunta:
Qual a importancia das brincadeiras, dentro dos hospitais e das escolas?
Objetivos da pesquisa:.Analisar qual a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
.Investigar o papel do pedagogo, nas áreas hospitalares e escolares.
Justificativa:Pretendo me aprofundar nesse assunto, para entender as dificuldades dos pacientes e propor a eles a realização do processo educativo, levando várias atividades de escrita, leitura, matemática, brincadeiras e jogos para garantir um bom acompanhamento escolar.
Porque muitos deles ficam sem ir à escola, no periodo em que se encontram internados nos hospitais, e perdem a melhor fase pro desenvolvimento deles, que é o momento em que estão na escola, aprendendo, brincando e interagindo com amigos e professores.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Quantitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:A pesquisa será realizada através de referências bibliográficas, PDF's e artigos relacionados a Pedagogia Hospitalar. Buscando saber como melhorar os problemas que muitas vezes, ainda existem nessa essa área.
Referências bibliográficas:ROCHA, Yloma Fernanda de Oliveira. O trabalho pedagógico no âmbito hospitalar. Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/o-trabalho-pedagogico-no-ambito-hospitalar/15233/. Acesso em: 6 setembro, 2012.

FONTES, Rejane de S. O desafio da Pedagogia Hospitalar. Disponivel em: http://vidaeducacao.com.br/?p=201. Acesso em 28 agosto, 2012.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...