| Nome*: | Cristiane Cabral de Quadros |
| Email: | cristi.quadros@gmail.com |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Orientação Educacional |
| Título provisório do projeto: | A MUDANÇA FAZ DIFERENÇA ... |
| Problema central da pesquisa: | A presente pesquisa, tem o objetivo de investigar o papel do orientador educacional dentro da escola, e buscar analisar seus métodos e objetivos, e por onde está agindo, e de que forma está agindo. O problema central estará embasado justamente no foco da orientação, sugerindo ainda oque devemos orientar e em quais momentos isso deve acontecer . A orientação educacional é de extrema importância para os alunos, sendo que através desta eles se tornarão bons cidadãos. Orientar está sendo o meu foco presente como acadêmica de pedagogia, estando na área da educação farei inovações, que estiverem ao meu alcance. Enfim fica a pergunta no ar : Como está a orientação nas escolas atualmente? Temos pessoas qualificadas para tal cargo? A orientação tem campo de trabalho? Qual é o futuro de indivíduos que possuem a orientação e o futuro daqueles que não tem acesso a tal? A orientação escolar abrange a maioria das escolas, sendo estas muitas vezes, insuficientes no quesito orientar, por isso a pesquisa irá detalhar a área da orientação educacional, visando encontrar bons resultados e de suma importância para todos. Este projeto visa principalmente o educando, sendo este orientado e estimulado a participar de projetos culturais, por meio dos quais terá entusiasmo e assim compreenderá melhor um pouco de tudo,crescendo assim bem informado e principalmente orientado.Por meio de inovações na área da orientação educacional diferenças serão notadas. |
| Objetivos da pesquisa: | -Conhecer o indivíduo que está relacionando-se; -Discutir junto á família, para juntos chegar á uma solução; -Comparar o inicio com o fim da orientação educacional; - inovar pedagógicamente,a orientação; |
| Justificativa: | A orientação educacional, faz parte da equipe da gestão na escola, enfim ambientes escolares, por isso foi a área escolhida, dentre várias, sendo que ao graduar-me pretendo adentrar na orientação de ambientes escolares. O importante nesta área é ter compromisso no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo e analisando os fatos. Apesar deste papel ser fundamental, muitas escolas não têm mais um orientador educacional na equipe, porém não significa que não exista alguém desempenhando o mesmo papel,oque contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno. Ao desempenhar este papel fundamental em um ambiente escolar, deve-se: Organizar e realizar propostas pedagógicas na escola; Ter parcerias com os professores para entender o comportamento dos alunos e agir de maneira correta em relação a eles; Ouvir, dialogar e dar a orientação necessária; Dentre tais funções existem outras várias, as quais também são indispensáveis. Contudo, os meus motivos pessoais para escolher essa área, adentra todos estes afazeres,os quais me agradam de forma inexplicável, sendo estes de extremo enriquecimento da aprendizagem que com o tempo ser à obtido. Enfim, investigar o parecer do educando para obter bons resultados. |
| Natureza da pesquisa: | Inovar |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
| Coleta de dados: | - livros; - blogs; - monografias de graduados; - sites; |
| Referências bibliográficas: | GRINSPUN, Míriam P. S. Zippin. A orientação Educacional: conflitos, paradigmas e alternativas para a escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. NÉRICI, Imídeo Giusepe. Introdução à Orientação Educacional. São Paulo: Atlas, 1974. |
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