Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Cláudia Bueno
Email:claudinha.bueno@yahoo.com.br
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:O Brincar e o Aprender na Educação Infantil
Problema central da pesquisa:Brincar é bom e divertido e, por ser algo tão simples e espontâneo, muitos acabam esquecendo que ele é fundamental para o desenvolvimento saudável do ser humano. Embora, a ciência já tenha comprovado a importância do brincar e essa informação estar chegando com maior velocidade e abrangência às escolas de educação infantil como sendo local privilegiado para o incentivo dessa prática, ainda existe falta de clareza no que se refere ao fato de o ato de brincar ser um grande estimulador da aprendizagem. Um aspecto a ser considerado, neste sentido, é que o conceito de brincar é infinitamente flexível, oferecendo escolhas e permitindo várias interpretações. Acredita-se que a maioria dos profissionais que trabalham com a educação infantil concordam que o brincar é importante para o desenvolvimento, , porém, encontram dificuldades para fazer da brincadeira um momento para promover o raciocínio, a resolução de problemas e a exploração, ou seja, na prática muitos professores acabam considerando o brincar e o aprender como situações distintas. Há, portanto, outro questionamento a ser considerado quando abordamos este tema: será que as autoridades, os próprios pais e a sociedade em geral compreendem que brincar para aprender e se desenvolver é essencial para nossas crianças? Vários são, portanto, os problemas e desafios que giram em torno do brincar. Não basta apenas concordar e fazer afirmações dizendo que o brincar é importante, torna-se necessário que os profissionais da educação compreendam a pedagogia do brincar e passem a renovar ou mudar a prática buscando oferecer atividades lúdicas de alta qualidade que realmente satisfação os interesses e necessidades dos alunos. É fundamental, também que as autoridades governamentais não se preocupem apenas em garantir novas vagas para a educação infantil, mais sim garantam que nos espaços escolares as crianças tenham assegurado o direito de brincar e, para que isso aconteça, existe a necessidade de investimentos na construção de espaços físicos adequados para a prática de jogos e brincadeiras, bem como na aquisição de brinquedos e materiais pedagógicos que sirvam de estimulo para a construção de conhecimentos. Enfim, torna-se fundamental que educadores e autoridades reflitam criticamente sobre o papel que o brincar exerce na educação, atribuindo a esta prática o respeito que ela merece.
Portanto, pretende-se, através deste projeto de pesquisa investigar sobre a concepção que os profissionais da escola, os governantes municipais e a própria comunidade escolar apresenta em relação ao brincar, observando os investimentos que são feitos no espaço físico e na aquisição de jogos e brinquedos para que a prática do brincar possa se efetivar. Além disso, busca-se observar o espaço que o brincar ocupa enquanto prática pedagógica dos professores, no sentido de garantir que no cotidiano escolar da educação infantil se utilize o brincar como instrumento de aprendisagem e facilitador do desenvolvimento integral e intelectual da criança.
Objetivos da pesquisa:-Avaliar se o espaço escolar assegura para as crianças o direito de brincar.
- Refletir sobre a importância que o lúdico ocupa na vida de uma criança
-Analisar a concepção que os professores apresentam em relação ao brincar.
-Investigar como o lúdico é utilizado no plano de trabalho e na prática de sala de aula dos professores que atuam na Educação Infantil
Observar, no cotidiano escolar, como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das criança
Justificativa:Acredita-se que a criança deve ter sua infância respeitada, e a escola tem um papel muito importante neste aspecto que é oferecer um espaço favorável às brincadeiras associadas à situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo para o desenvolvimento de forma agradável e saudável. A opção por este tema surgiu a partir da experiência realizada na área da Educação Infantil, que oportunizou observar o quanto é relevante os momentos destinados às brincadeiras.
Quanto à faixa etária, a opção pelas turmas de Educação Infantil, mais precisamente de 3, 4 e 5 anos se deu devido à observação de que nessa idade, as crianças são inquietas, curiosas e possuem um período curto de concentração, necessitando de atividades lúdicas que tenham relação com o seu mundo, despertando assim, o interesse e o prazer em aprender.
Nessa fase, a criança tem a tendência natural para expressar-se corporalmente, utilizando palavras e gestos na expressão de suas emoções e idéias e usa a brincadeira para se relacionar com o ambiente em que está inserida e com as pessoas que a cercam, portanto, acredita-se que brincadeira é a melhor forma da criança se comunicar, sendo um instrumento que ela possui para conviver com outras crianças. Brincando, ela aprende sobre o mundo que a cerca, integrando-se a ele.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa analítico-descritiva
Coleta de dados:Para atender aos objetivos propostos por esta pesquisa, o método a ser adotado será o da pesquisa analítico descritiva que contemplará a coleta de dados pautados na observação da rotina escolar de crianças de faixa etária de 3,4 e 5 anos que freqüentam uma escola de Educação Infantil, em um questionário destinado aos professores que atuam nesta etapa da educação, bem como em um levantamento bibliográfico com intuito de obter conhecimento a partir de informações já publicadas que abordem o tema do brincar na Educação Infantil.
Referências bibliográficas:ALMEIDA, Paulo Nunes, Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEB. 2010.
FRIEDMANN, Adriana. A arte de brincar. Petrópolis: Vozes, 2004.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. Ed. Moderna São Paulo, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: O jogo a criança e a Educação. 5 ed. Petrópolis,RJ:VOZES,1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação Infantil. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar Prazer e Aprendizado Editora vozes, 3° edição.
MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Vera barros. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOSTSKY, Lev. Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológico superiores. Tradução de José Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WINICOTT, Donald Woods. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...