Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Tamiris Campos Almeida
Email:tamiris-petinha@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:Fracasso escolar nas escolas
Problema central da pesquisa:Através de muitas pesquisas e leituras procurei um tema no qual falasse sobre o fracasso escolar nas escolas e também do porque dele está acontecendo.Todos nos educadores encontramos dificuldades com os alunos na questão da educação, mas isso é comum, pois devemos estar preparados. Devemos por si a cada passo nos aperfeiçoar mais, para podermos passar para nossos alunos o ensinamento preciso e bem explicado.É muito comum, culpar o aluno se ele não consegue a média para a aprovação. Mas o que não se considera é a postura do professor, sua formação, sua dedicação, seu compromisso com a educação e a formação para a cidadania. O processo ensino-aprendizagem, envolve quem aprende e quem ensina, se o aprendizado não está fluindo, o professor também tem que ser avaliado. Mas infelizmente a formação do profissional da educação, também, tem deixado muito a desejar.Muitos professores nao conseguem descobrir a verdadeira forma para fazer com que aquele aluno aprenda e se inetresse para aprender.Futuramente pretendo me aprofundar mais para conseguir aprender sobre as dificuldades das aprendizagens e como combater o fracasso escolar.
Todos nos educadores encontramos dificuldades com os alunos na questão da educação, mas isso é comum, pois devemos estar preparados. Devemos por si a cada passo nos aperfeiçoar mais, para podermos passar para nossos alunos o ensinamento preciso e bem explicado.No entanto cada professor deve procurar a diversidade e diversifica os conteúdos para que os alunos posam ter um interesse maior pelo conteúdo.
Objetivos da pesquisa:-Identificar quais as dificuldades na aprendizagem;
-Verificar possiveis causas do fracasso escolar, que estão fazendo com que o aluno não aprenda,(familiar)em si mesmo dificuldades;
-Investigar e analisar os recursos que a escola oferece para o aprendizado do aluno.
Justificativa:Escolhi este tema porque pretendo me aprofundar mais sobre o que seria o fracasso escolar, na pré-escola, e também procurar saber um pouco mais de como os professores agem diante dessa situação, ou seja, o que eles estão fazendo para combater. Através de pesquisa e textos lidos,com o tema escolhido pretendo realizar uma pesquisa qualitativa abordada por entrevistas e várias pesquisas sobre o tema que em algumas escolas está sendo preocupante.Além das dificuldades na aprendizagens , alguns professores nao conseguem fazer com que alguns alunos aprendam sem ter a devida dificuldade, mas ainda esses alunos estao sendo retirados de algumas escolas e nao estao dsendo inseridos como deveriam.Muitos ao invez de inserirem o aluno e fazer com que ele aprenda ,estao deixando ele de lado e aprovando ele de ano e deixando de ensina-lo.Pretendo entao com esse projeto ir em algumas escolas pesquisar o grau de dificuldade de cada um e tambem pesquisar e analizar de que forma o fracasso escolar está se abrangendo ou acontecendo.Nas escolas pretendo explicar o porque da pesquisa e passo a passo de como ela será realizada.C om a ajuda dos professores irei junto com eles elaborar a melhor forma para que eles também possam entender melhor o como será feita a pesquisa. Também procurarei saber se de alguma forma os professores estão se aperfeiçoando de foram diferentes e diversificadas para poderem trabalhar com os alunos.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:-Entrevistas;
-Pesquisas sobre o tema;
-Dinâmicas;
-Observacoes na turma;
-Pesquisa em livros.
Referências bibliográficas:-ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2. ed. São Paulo:
Moderna, 1996.
-PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O desenvolvimento da
criança. 6. ed. Belo Horizonte: FAPI, 2003.
-SCOZ, Beatriz,; Psicopedagogia e realidade escolar:O problema escolar e de aprendizagem.
6.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
-VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...