Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Luciane Furlan
Email:lucianefurlan@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Problema central da pesquisa:Percebo que existe carência de brincadeiras que promovam o desenvolvimneto da criança, essas crianças estão cada vez mais envolvida numa rotina que não desenvolve e nem gera aprendizagem. O brincar é uma necessidade básica, uma experiência humana, rica e complexa que gera aprendizado, tornando-as curiosas, críticas, alertas e confiantes na sua capacidade de imaginar fatos e, portanto dizer o que pensam. Vale lembrar que o brincar é essencial para a saúde física, mental e o desenvolvimento das crianças. Ficando claro que o brincar para a criança não é uma questão apenas de pura diversão, mas também de educação, socialização, construção e pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Ressaltando que nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca, além de estabelecer diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
Se percebe que o brincar so traz benefícios, mas sabe-se que essa prática não está acontecendo por causa de professores desmotivados, escolas que não tem espaço próprio para isso e falta de métodos.
Objetivos da pesquisa:-Pesquisar métodos de o professor desenvolver atividades novas que despertem mais interesse nas crianças.
-Pesquisar como a escola pode contribuir para a prática de mais brincadeiras que desenvolvam e propicionem aprendizagem.
-Pesquisar maneiras de motivar os professores a desenvolver brincadeiras e sairem da rotina.
Justificativa:Optei por este tema por se tratar da area a qual trabalho, e pela importância que essa etapa da vida da criança tem. Vale lembrar que é nesse período em que a criança desenvolve a sua personalidade e que dificilmente poderá ser mudada posteriormente. Buscando analisar qual a contribuição da escola para o processo de formação da criança, pois esta necessita de orientação adequada de maneira que possibilite uma aprendizagem saudável e significativa. Sendo assim, cabe ao educador interagir com as crianças, orientar sua aprendizagem, bem como atendê-las de forma adequada, respeitando sua forma de ser e agir no mundo.
Brincar é primordial na vida das crianças. Porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente. Brincando a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades e aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento. Além disso, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo. Também aprende a participar das atividades, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa, nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.
Percebe-se que a formação dos professores as vezes está baseada muito em teoria, faltando a prática, onde chegam nas escolas sem uma boa noção de brincadeiras lúdicas que poderiam ser aplicadas a seus alunos, proporcionando uma aprendizagem através de brincadeiras, pois essa é uma maneira de as crianças se interessarem mais por esta atividade que é uma brincadeira mas que gera um grande aprendizado e com isso seu desenvolvimento.
Natureza da pesquisa:Inovar
Metodologia da pesquisa:Quantitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Observação de crianças e professores na creche na qual eu trabalho.
Referências bibliográficas:FERREIRA Joana Santina Juvenal Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil. 28 de Abril de 2011. Disponível em:<http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogoebrincadeiranaeducacaoinfantil>. Acesso em 16 de Maio de 2012.
MOURA Aline Alencar S., GONÇALVES Roziane dos Santos e LIMA Valeria Assunção A Importância da Educação Infantil para o Amplo Desenvolvimento da Criança.26 de dezembro de 2011.Disponível em:<http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenvolvimentodacrianca/>. Acesso em 16 de maio de 2012.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...