Nome*: | Maria Teresa Cunha |
Email: | mariateresacunhaa@gmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Avaliação da Aprendizagem |
Título provisório do projeto: | A avaliação como instrumento mediador |
Problema central da pesquisa: | A avaliação tem um papel importantissimo na educação, é um instrumento aparentemente seguro para educadores porém complicado e dificil de ser interpretado, então a escola deve ter um olhar diferente sobre isso e analisar:por que os alunos entendem avaliação como prova? Por que as avaliações são meramente corrigidas e não interpretadas? Como integrar a discência na correção de tarefas avaliativas, focando uma evolução e um aprendizado a partir do "erro"? |
Objetivos da pesquisa: | Verificar se a avaliação mediadora contribui para um melhor aprendizado. Analisar o papel da avaliação mediadora na aprendizagem. |
Justificativa: | Escolhi essa área de pesquisa, pois penso que é muito importante e significativo a avaliação da aprendizagem que só vira a contribuir no trabalho do educador, é parte integrante no processo de ensino/aprendizagem. Além de interferir na individualidade de cada educando, porisso é um assunto delicado e deve ser bem elaborada, buscando sempre a evolução da aprendizagem. Pois é necessário ter um olhar significativo para a maneira mais importante para buscar o objetivo de repassar o conteúdo em si, que é o aprender, porisso ajudar o aluno a entender a importancia e o significado de uma avaliação é fundamental. Ou seja ser um mediador entre o aluno e a avaliação. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Livros, sites, revistas ciêntificas, jornais, artigos ciêntifico. |
Referências bibliográficas: | HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre , Educação e Realidade , 1993 . HOFFMANN,jussara. Avaliação Medidora:Uma prática em construção da pré-escola à universidade.17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. |