Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Luciane Furlan
Email:lucianefurlan@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Problema central da pesquisa:Percebo que existe carência de brincadeiras que promovam o desenvolvimneto da criança, essas crianças estão cada vez mais envolvida numa rotina que não desenvolve e nem gera aprendizagem. O brincar é uma necessidade básica, uma experiência humana, rica e complexa que gera aprendizado, tornando-as curiosas, críticas, alertas e confiantes na sua capacidade de imaginar fatos e, portanto dizer o que pensam. Vale lembrar que o brincar é essencial para a saúde física, mental e o desenvolvimento das crianças. Ficando claro que o brincar para a criança não é uma questão apenas de pura diversão, mas também de educação, socialização, construção e pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Objetivos da pesquisa:-Pesquisar métodos de o professor desenvolver atividades novas que despertem mais interesse nas crianças.
-Pesquisar como a escola pode contribuir para a prática de mais brincadeiras que desenvolvam e propicionem aprendizagem.
-Pesquisar maneiras de motivar os professores a desenvolver brincadeiras e sairem da rotina.
Justificativa:Optei por este tema por se tratar da area a qual trabalho, e pela importância que essa etapa da vida da criança tem. Vale lembrar que é nesse período em que a criança desenvolve a sua personalidade e que dificilmente poderá ser mudada posteriormente. Buscando analisar qual a contribuição da escola para o processo de formação da criança, pois esta necessita de orientação adequada de maneira que possibilite uma aprendizagem saudável e significativa. Sendo assim, cabe ao educador interagir com as crianças, orientar sua aprendizagem, bem como atendê-las de forma adequada, respeitando sua forma de ser e agir no mundo.
Brincar é primordial na vida das crianças. Porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente. Brincando a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades e aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento. Além disso, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo. Também aprende a participar das atividades, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa, nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.
Percebe-se que a formação dos professores as vezes está baseada muito em teoria, faltando a prática, onde chegam nas escolas sem uma boa noção de brincadeiras lúdicas que poderiam ser aplicadas a seus alunos, proporcionando uma aprendizagem através de brincadeiras, pois essa é uma maneira de as crianças se interessarem mais por esta atividade que é uma brincadeira mas que gera um grande aprendizado e com isso seu desenvolvimento.
Natureza da pesquisa:Inovar
Metodologia da pesquisa:Quantitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Observação de crianças e professores na creche na qual eu trabalho.
Referências bibliográficas:MOURA Aline Alencar S., GONÇALVES Roziane dos Santos e LIMA Valeria Assunção A Importância da Educação Infantil para o Amplo Desenvolvimento da Criança. [Online]. - 26 de dezembro de 2011. - 16 de maio de 2012. - http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenvolvimentodacrianca/.
FERREIRA Joana Santina Juvenal Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil. [Online]. - 28 de Abril de 2011. - 16 de Maio de 2012. - http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogoebrincadeiranaeducacaoinfantil/.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...