Nome*: | Juliana Plentz |
Email: | julianaplentz@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação de Adultos |
Título provisório do projeto: | Os jovens na Educação de Adultos |
Problema central da pesquisa: | O alto índice de matrículas na Educação de Adultos. Qual é o motivo para que tenham tantas pessoas interessadas na educação de adultos? O problema é que uma boa parte destes, não são adultos e sim jovens que por um motivo ou outro desistiram do ensino regular e optaram por este recurso que acontece de uma forma mais rápida. E onde iremos achar uma solução á isso? Esta é uma questão pertinente, que além de ser algo legal, muitas vezes acaba sendo a solução para a conclusão do ensino médio na vida de um jovem que vem de uma classe média baixa, trabalha durante o dia para ajudar na renda familiar e ainda frequenta esse espaço escolar buscando melhorar seu currículo. Mas como fazer com que esses alunos não desistam do ensino médio regular? As escolas deveriam trabalhar mais focadas na motivação do adolescente, diminuindo então a reprovação e a evasão escolar. Pois o ensino regular e do EJA são diferenciados, o regular exige presença e participação em aula e laboratórios, já o EJA é mais flexível até porque seria mais focado para adultos que não haviam concluído o ensino médio. Então cabe ao professor incentivar o aluno que tem condição de voltar para uma escola de ensino regular, colocando para ele as condições, e para aquele que tem que trabalhar para ajudar em casa, auxiliá-lo indicando livros e textos para o aprimoramento do seu conhecimento, até para uma preparação ao ENEM e vestibulares. |
Objetivos da pesquisa: | Objetivos da pesquisa: • Explorar o meio em que os indivíduos vivem, analisando as situações em que o mesmo consiste. • Buscar conhecer a escola em que os mesmos estão inseridos, ou estavam. Tendo base na proposta curricular da mesma. • Analisar qual é o maior causador destas desistências, e o porque da procura pelo EJA. • Desenvolver grupos para conversa e apoio, usando o questionamento para tais possíveis soluções. |
Justificativa: | Optei por esta área pelo motivo de participar de um projeto da Universidade Popular- Brasil Alfabetizado, este visa alfabetizar jovens e adultos que não estejam em idade escolar. Através disso, surge esta oportunidade de pesquisar e se tornar conhecedora a fundo da área. Na vida do docente é muito gratificante acompanhar a evolução do aprendizado de uma criança, mas acompanhar a de um adulto é mais do que isso, você tem que lembrar que ele já poderia ter feito esta caminhada, mas algo interrompeu, em certos casos não só sua escolaridade, como outras questões psicológicas. Mas e agora ele voltou, retornou porque realmente no passado ele foi bloqueado contra sua vontade, e essa vontade de aprender que foi presa durante muito tempo deve ser sanada o quanto antes, para que possamos ter bons resultados mudando a vida dos nossos alunos. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Em minha pesquisa o instrumento mais utilizado para a coleta de dados, será análises e entrevistas em meio a comunidade, sendo feitas individualmente ou em rodas de conversa. |
Referências bibliográficas: | -PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2003. 118 p. ISBN 8524902027 -UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2008. -Elisângela FERNANDES, A. M. (s.d.). Nova Escola. Acesso em 20 de Junho de 2012, disponível em Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/jovens-15-17-anos-estao-eja-639052.shtml |