Nome*: | Sandra Regina de Quadros |
Email: | dequadrossandra@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Alegria de brincar no aprender |
Problema central da pesquisa: | O interesse pela Educação Pré-Escolar é muito significativo na minha escolha,pois estou à 12 anos na Educação Infantil, atualmente com turma de 03 anos.Busco aperfeiçoar conhecimentos para adquirir novas maneiras de ensinar e aprender, respeitando sempre a etapa do desenvolvimento das crianças.Com isso realizo várias atividades de socialização onde as crianças interagem em todas as áreas das linguagens, tanto cognitivas quanto afetivas, construindo assim através do brincar que é essencial uma maneira prazeroza de aprender. |
Objetivos da pesquisa: | -Investigar as formas de como estão sendo aplicadas as brincadeiras em sala de aula. -Analizar que aprendizagem as crianças tem em torno do brincar na sala de aula. -Questionar diversas maneiras de como as brincadeiras proporcionam conhecimento e aprendizagem. |
Justificativa: | Levando em conta a importância do brincar no desenvolvimento das crianças da Pré-Escola, fundamenta-se a interação da capacidade da criança aprender com o lúdico respeitando as etapas da faixa etária de cada uma.Com tudo questionamos de que forma os professores estão desenvolvento o lúdico em sala de aula com as crianças para que assim haja uma aprendizagem significativa. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | -Observação de aulas. -Entrevistas. -Questionários. -Leituras de livros sobre o tema. |
Referências bibliográficas: | -Formação Continuada(Módulo brincar). -HENKEL,Dagma.O brincar e a aprendizagem na infância,-IJUI:Ed.UNIJUI,2003.-67.-(coleção livros de bolsa). -WEISS,Luise.Brinquedos e engenhocas;atividades lúdicas com sucatas.São Paulo;Scipione,1968. |
*** Text Database Entry ***
"Nome","Email","Curso","Área da Pesquisa em Educação","Título provisório do projeto","Problema central da pesquisa","Objetivos da pesquisa","Justificativa","Natureza da pesquisa","Metodologia da pesquisa","Design da pesquisa","Coleta de dados","Referências bibliográficas"
"Sandra Regina de Quadros","dequadrossandra@hotmail.com","Pedagogia Passo Fundo","Educação Pré-Escolar","Alegria de brincar no aprender","O interesse pela Educação Pré-Escolar é muito significativo na minha escolha,pois estou à 12 anos na Educação Infantil, atualmente com turma de 03 anos.Busco aperfeiçoar conhecimentos para adquirir novas maneiras de ensinar e aprender, respeitando sempre a etapa do desenvolvimento das crianças.Com isso realizo várias atividades de socialização onde as crianças interagem em todas as áreas das linguagens, tanto cognitivas quanto afetivas, construindo assim através do brincar que é essencial uma maneira prazeroz! a de aprender.","-Investigar as formas de como estão sendo aplicadas as brincadeiras em sala de aula. -Analizar que aprendizagem as crianças tem em torno do brincar na sala de aula. -Questionar diversas maneiras de como as brincadeiras proporcionam conhecimento e aprendizagem.","Levando em conta a importância do brincar no desenvolvimento das crianças da Pré-Escola, fundamenta-se a interação da capacidade da criança aprender com o lúdico respeitando as etapas da faixa etária de cada uma.Com tudo questionamos de que forma os professores estão desenvolvento o lúdico em sala de aula com as crianças para que assim haja uma aprendizagem significativa.","Aprofundar um tema","Qualitativa","Pesquisa bibliográfica","-Observação de aulas. -Entrevistas. -Questionários. -Leituras de livros sobre o tema.","-Formação Continuada(Módulo brincar). -HENKEL,Dagma.O brincar e a aprendizagem na infância,-IJUI:Ed.UNIJUI,2003.-67.-(coleção livros de bolsa). -WEISS,Luise.Brinquedos e engenhocas;atividades lúdicas com sucatas.São Paulo;Scipione,1968."