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Taíse Regina Schneider - Pedagogia Carazinho


Justificativa
Considerando a educação como alicerce que fundamenta e direciona as atitudes da vida em sociedade, a escolha pela Educação Infantil esteve presente desde o Curso Normal, essa foi a área na qual apliquei meu estágio, com a qual também me encantei, desde então penso em me qualificar cada vez mais nessa área.
Muitas dúvidas surgiram durante meu estágio, e existe a necessidade de focar mais no estudo de alguns aspectos, entre eles, o papel da educação ,como a criança é vista, os princípios, as finalidades, as questões relacionadas ao ambiente, os materiais utilizados, as atividades, avaliação, como deve se dar a relação professor-aluno.
A educação deve ser um meio propiciador de condições que possibilitem o poder de manifestação e expressão externa ao eu infantil, das necessidades e dos interesses existentes no interior de cada indivíduo. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré - escola: revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. 123 p.
Segundo Célestin Freinet , o ambiente, o material deve possibilitar o resgate da cultura do povo, do qual a criança é elemento ativo, do seu meio, das suas necessidades, dos seus interesses, na busca de novos conhecimentos, de novos caminhos de integração, de harmonia, de evolução. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré escola: revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. 57 p.
Sei hoje que a Educação Infantil não é só brincar, que muitas potencialidades devem ser desenvolvidas por meio de atividades. Mas de que forma essas atividades são realizadas? E quais são os resultados obtidos?
Segundo Maria Montessori, a atividade deve envolver a criança, empregando adequadamente as energias infantis para o desenvolvimento normal das mesmas. A realização da atividade constitui-se em afirmação de que o trabalho é instintivo no homem, é intrínseco da natureza infantil. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré escola: revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. 41 p.
Para Maria Montessori, a avaliação da professora é relativa ao crescimento, ao fenômeno a intuição no desempenho infantil, está estabelecida na habilidade de observação constante sobre a criança, pra que possa dar continuidade à apresentação de novos elementos, materiais que proporcionarão o desenvolvimento de novas percepções, o aprimoramento dos sentidos, a absorção de dados pela mente absorvente que darão expansão e florescimento maior ao ser, ou mesmo para o redimensionamento dos materiais a serem utilizados. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré escola: revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. 43 p.
É também nesta fase que começam as grandes descobertas, a formação da identidade da criança, e a vida escolar, que deve ser bem estimulada pelo professor, eis este que deve ser um apaixonado pelo ato de educar.
Taíse Regina Schneider  -  Email: thayse-schneider@hotmail.com
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