
"Meu problema, minha questão, a minha intenção de estudo é por na cultura, na capacidade de simbolizar e na história de vida social, ávida do sujeito deficiente mental. É vislumbrar a possibilidade de diminuir a deficiência é empurrar a barra que separa o normal do Patológico". (PADILHA, Ana Maria Lunardi, 2007, pag. 2) "Como a participação na cultura orienta e reorienta certas atividades que não faziam parte da vida do sujeito? (...) Tudo ocorre numa relação discursiva, com o uso de instrumentos simbólicos cuja função é serem constitutivos do sujeito". (PADILHA, Ana Maria Lunardi, 2007, pag. 3) "A insistência é para que a educação especial destinada aos deficientes mentais leve em conta como fundamental, como essencial, como princípio o processo de simbolização na constituição do sujeito". (PADILHA, Ana Maria Lunardi, 2007, pag. 4) "O estudo sobre o papel da linguagem na constituição do sujeito propõe uma certa visão para esta questão e indica um caminho na perspectiva da concepção histórico cultural.". (PADILHA, Ana Maria Lunardi, 2007, pag. 5) |
Regina Grapiglia - Email: reginagrapiglia@hotmail.com |