Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Psicologia Educacional (comentar bibliografia)

Nome*:Jacléia Fatima dos Santos
Email:jakefsan@hotmail.com
Curso:Pedagogia Carazinho
Área da Pesquisa em Educação:Psicologia Educacional
Título provisório do projeto:O Papel do Psicopedagogo no ambiente escolar.
Problema central da pesquisa:Como o aluno realmente aprende?
Que dificuldades de aprendizagem são mais frequentes em sala de aula?
Qual o papel de um psicopedagogo na escola?
Objetivos da pesquisa:Evidenciar os diversos aspectos do processo ensino-aprendizagem que
podem contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem e no aprimoramento do processo educacional.
Justificativa:Ao realizar meu estágio no ano 2000,após fazer o curso Magistério,tive uma turma bem heterogênea,composta por alunos da 2ªsérie,na qual estagiei composta por:um aluno surdo,uma aluna colombiana e outros alunos que na época passaram da "classe especial" para essa mesma 2ªsérie,com algumas dificuldades de aprendizagem.
Pude perceber as dificuldades que tive ao longo do estágio para realizar minhas aulas de maneira satisfatória em sua maioria.Fui aprendendo com a turma nesse processo dia após dia, e isso me trouxe dúvidas de como o ser humano vive,desenvolve sua personalidade e aprende, pois a teoria nos fornece um bom conhecimento mas é na prática que nos deparamos realmente com essas dificuldades.Esse processo envolve a família, a escola e a sociedade.
A área de PSICOPEDAGOGIA é aquela que dentro do tema Psicologia Educacional,mais desperta em mim curiosidade e interesse de pesquisa,pois ela tem influência da Psicologia e da Pedagogia, tendo com identidade a própria área de conhecimento, permitindo aos profissionais da área análise do processo de aprendizagem do ponto de vista do sujeito que aprende e da instituição que ensina.
Sendo assim, contribuir para o crescimento dos processos de aprendizagem e auxiliar no que diz respeito a qualquer dificuldade em relação ao rendimento escolar, também é do âmbito da PSICOPEDAGOGIA,bem como de educadores em geral.
Ter conhecimento de como o aluno contrói seu conhecimento, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo assim uma atuação mais segura e eficiente.
O ser humano é singular e a ele, somente a ele pertence sua situação, sua relação com o processo que lhe foi oferecido e o desenrolar deste.A atuação da PSICOPEDAGOGIA tem como base o pensar, a forma como a criança pensa e não propriamente o que aprende.
Ter um olhar PSICOPEDAGÓGICO de um processo de aprendizagem é portanto, buscar compreender como eles utilizam os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender, é também buscar compreender a relação do aluno com o conhecimento, a qual é permeada pela figura do professor e pela escola.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Referências bibliográficas:GONÇALVES, Verônica P. O papel do psicopedagogo na instituição escolar.Disponível em:< http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=35>. Acesso em 02 de novembro de 2011.
_Aprender pensando : contribuições da psicologia cognitiva para a educação - 4.ed. / 1989 - ( Livros ) - Acervo 31020
Criança e o seu mundo, A - 6.ed. / 1982 - ( Livros ) - Acervo 29144
Criança em desenvolvimento , A - 9. ed. / 2003 - ( Livros ) - Acervo 80316
Desenvolvimento psicológico e educação - 2. ed. / 2004 - ( Livros ) - Acervo 66845
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...