Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar (comentar problema de pesquisa)

Nome*:Leomar Antonio da SIlva
Email:boxleo@hotmail.com
Curso:Pedagogia Carazinho
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:Interatividade que educa
Problema central da pesquisa:As teorias interacionistas trazem excelentes contribuições teóricas para o melhoramento da aprendizagem, o que se pretende é identificar se essas contribuições são efetivamente aplicadas em sala de aula para a construção do conhecimento.
Objetivos da pesquisa:OBJETIVO GERAL

Identificar se há espaço para a interação entre professor e aluno e dos alunos entre si no processo de construção do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar quais os processos usados pelos alunos para explicar algo para os seus colegas.
Verificar qual espaço é dado ao aspecto lúdico na construção do conhecimento em sala de aula.
Justificativa:Já tenho experiência com várias idades e em diferentes contextos. Em uns um apecto é mais valorizado que o outro, ora o cognitivo, ora o afetivo,ora o social. Depende do enfoque do professor e da escola. A minha principal inquietação é como fazer uma aula em que as crianças participam ativamente e realmente construam conhecimentos, utilizando-se do que modernamente o interacionismo orienta como melhor para que o aluno aprenda.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:Observações. Entrevistas.
Referências bibliográficas:BRASIL, Luiz Alberto. Aplicações da teoria de Piaget ao ensino da matemática. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977. 212 p.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento : um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999. 111 p. : (Pensamento e ação no magistério ;21) ISBN 8526219367

SEBER, Maria da Glória. Construção da inteligência pela criança: atividades do período pré-operatório. [São Paulo]: Scipione, 1989. 320 p. (Pensamento e ação no magistério) ISBN 8526214748
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...