Nome*: | Leomar Antonio da SIlva |
Email: | boxleo@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Interatividade que educa |
Problema central da pesquisa: | As teorias interacionistas trazem excelentes contribuições teóricas para o melhoramento da aprendizagem, o que se pretende é identificar se essas contribuições são efetivamente aplicadas em sala de aula para a construção do conhecimento. |
Objetivos da pesquisa: | OBJETIVO GERAL Identificar se há espaço para a interação entre professor e aluno e dos alunos entre si no processo de construção do conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Observar quais os processos usados pelos alunos para explicar algo para os seus colegas. Verificar qual espaço é dado ao aspecto lúdico na construção do conhecimento em sala de aula. |
Justificativa: | Já tenho experiência com várias idades e em diferentes contextos. Em uns um apecto é mais valorizado que o outro, ora o cognitivo, ora o afetivo,ora o social. Depende do enfoque do professor e da escola. A minha principal inquietação é como fazer uma aula em que as crianças participam ativamente e realmente construam conhecimentos, utilizando-se do que modernamente o interacionismo orienta como melhor para que o aluno aprenda. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Observações. Entrevistas. |
Referências bibliográficas: | BRASIL, Luiz Alberto. Aplicações da teoria de Piaget ao ensino da matemática. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977. 212 p. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento : um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999. 111 p. : (Pensamento e ação no magistério ;21) ISBN 8526219367 SEBER, Maria da Glória. Construção da inteligência pela criança: atividades do período pré-operatório. [São Paulo]: Scipione, 1989. 320 p. (Pensamento e ação no magistério) ISBN 8526214748 |