Nome*: | Cinara Regina Schultz Mayer |
Email: | cinaramayer@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Orientação Educacional |
Título provisório do projeto: | Indisciplina Escolar; Causas e Consequências. |
Problema central da pesquisa: | A minha principal dúvida é o que fazer e como agir perante a indisciplina, que hoje reina nas escolas, principalmente entre adolescentes sem limites e como orientar professores que não conseguem ter domínio de turma? Evidentemente, a indisciplina escolar ganha proporções indesejadas e é realmente um problema que precisa ser tratado. Mas não somente na e pelas escolas. A consciência de que a escola é apenas uma das instituições envolvidas nesse processo torna o peso mais leve e isso permite buscar outras alternativas que possibilitem lidar com essa questão com pelo menos um pouco mais de tranquilidade e sem o peso da culpa e do sentimento de impotência.É possível construir um novo conceito de disciplina na escola pelo viés da disciplina. Se cada professor assumir com seriedade seu compromisso de ensinar, ocupando o espaço de tempo de suas aulas com propostas bem definidas, planejadas e organizadas de acordo com os limites de tempo e de espaço, de fins e de propósitos, de forma equilibrada, consciente e e coerente, certamente estará evitando possíveis transtornos em sua sala de aula |
Objetivos da pesquisa: | Identificar as causas do aumento da indisciplina nas escolas públicas de Carazinho. Quem são os protagonistas? Professores, Pais ou Alunos? Apresentar o Projeto aos Docentes e Discentes, com o resultado do Projetos, para que juntos possam buscar soluções para este crescente fenômeno. |
Justificativa: | A minha opção por Gestão Escolar, com foco principalmente em Orientação Escolar justifica-se pois já trabalho há alguns anos em uma escola de Ensino Médio e Técnico e já venho atuando junto a Orientação e Supervisão, acompanhada obviamente por Supervisores e Orientadores habilitados. Sou Servidora Pública Estadual e Municipal na área da educação ( Agente Educacional II, Inteiração com o Educando, desde ano de 2000) mas não tenho Pedagogia e nem especialização na área de gestão, dai a necessidade e a importância de estar cursando Pedagogia na UPF, o que está me ajudando muito em meu desempenho junto a escola, (também trabalhei junto a uma escola de educação infantil, durante 05 anos, serviu como experiência, mas sinto que minha vocação não é trabalhar com os pequenos) Apesar de trabalhar a alguns anos com adolescentes, ainda tenho muitas dúvidas, sobre como agir de forma que meu trabalho seja satisfátoria e produtivo, tanto para os alunos como para a Direção da escola. A Pedagogia abre um leque muito grande de possibilidades, e, preciso ser habilitada na área para futuramente trabalhar na Direção de uma escola, pois sei que tenho muitas aptidões para Gestão Escolar. Um dos grandes problemas enfrentados, principalmente pelas escolas públicas é a indisciplina escolar; Qual é a causa deste crescente fenômeno que assola as nossas crianças e adolescentes? E como os nossos professores poderão retomar o controle das turmas? Certamente através de pesquisas e inteiração com Docentes e Discentes estarei mais preparada para atuar frente a estes problemas e talvez ter a respostas para as minhas dúvidas, o que contribuirá de forma positiva para a minha formação acadêmica. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Quantitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Para que a minha pesquisa obtenha resultados satisfatórios, realizarei Pesquisas de campo e entrevistas com alunos, pais e professores,bem como com as Direções das Escolas, Pesquisas nas Redes Sociais e Livros Didáticos. |
Referências bibliográficas: | REFERÊNCIAS: Gestão e Políticas da Educação - 2006 Editora EDUNISC UNISC, UCPel, UNICRUZ UPF URI URCAMP E Teevale UNIVATES. SOUZA, Dinalva Agisse Alves de - A Disciplina Pelo Viés das Disciplinas na Gestão Escolar.( 2006, p. 80) LA TOILLE - 1994. Indisciplina Escolar PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2003. 118 p. ISBN 8524902027 |