Nome*: | Regina Grapiglia |
Email: | 118938@upf.br |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | A família e o processo de ensino aprendizagem de indivíduos com deficiência |
Problema central da pesquisa: | A escola hoje, nos traz grande diversidade de informações, as quais por muitas vezes acabam por dificultar ou facilitar, o processo de ensino aos alunos. Nos deparamos várias vezes com situações que iniciam na instituição familiar e que acabam sem controle na instituição escolar. Quando se coloca essa problemática, na escola especial, vemos que nesta também ocorrem situações semelhantes. Então é que surge a questão, o professor é o agente, e nesse contexto deve tentar modificar esses problemas, para que o aluno não seja influenciado pelos mesmos, e tenha seu processo de aprendizagem dificultado, problemas esses que muitas vezes iniciam na família? |
Objetivos da pesquisa: | * Identificar no indivíduo com deficiência mental, as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. * Apontar, porque a instituição familiar tem grande importância no ensino-aprendizado do indivíduo com deficiência. |
Justificativa: | A escolha pela área de Educação Especial primeiramente surgiu, com a vivência interiorizada em instituições Apaeanas, nas quais identifiquei alguns fatores decisivos para a prática da docência. A diferença intelectual de cada um, tanto física como mental, a vontade, persistência, e união do grupo, faz com que todos busquem aprender, realização pela qual me identifiquei e que busco conhecer. Esse processo de conhecimento vem sendo feito através de estudos e pesquisas realizados, por exemplo, com docentes que atuam com portadores de Síndrome de Down demostram que cada indivíduo se diferencia pela maneira como foi educado em família para a vivência social, e que o processo de ensino-aprendizagem também é bastante diferenciado, buscando-se sempre uma forma específica de ensino para cada aluno. Entretanto, não! se pode voltar um ensino específico, sem pensar na inclusão escolar, que hoje é de grande importância para o aluno e para o grupo em que está inserido, pois a inclusão faz com que o indivíduo que possui deficiência, sinta-se acolhido e possa conhecer as áreas que todos no decorrer de sua vida escolar conhecem. Então é que surgem os desafios os desafios e as dúvidas, que implicam em como ser orientador e construtor juntamente com o aluno de seu conhecimento, como interiorizar no coletivo, no grupo, a diferença do outro para proporcionar o conhecimento e o autoconhecimento. Enfim, a formação e a prática do docente que atua na educação especial são desafiadoras e implica no conhecimento de si para conhecer o outro. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | A pesquisa será elaborada, através de bibliografias, questionamentos e análises entre as instituições, família, escola e sociedade, na interação com o indivíduo portador de deficiência mental. |
Referências bibliográficas: | FONSECA, Vitor da. Educação especial: programa de estimulação precoce, uma introdução às ideéias de Feuerstein. 2.ed. Porto Alegre: ARTMED, 1995. CARDIAS, Sibele Macagnan; Universidade de Passo Fundo. A escola especial no contexto da educação inclusiva e da globalização. 2007. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997. NARDI, Laura Cristina; Universidade de Passo Fundo. A deficiência pelo olhar dos "normais". 2008. 109 f. ; Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade de Passo Fundo, 2008. |