Nome*: | Aline Vargas de Oliveira |
Email: | mdline315@gmail.com |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO ENTRE CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS. |
Problema central da pesquisa: | A missão de um professor é de uma responsabilidade enorme. Segundo o ditado "se um médico erra, mata apenas um, se um professor erra...mata milhares", portanto devemos nos munir de todo conhecimento possível para que tratemos nossos alunos com todo cuidado merecido.As diferenças entre as aprendizagens dos alunos são, sem dúvida, uma das questões de maior importância pedagógica atualmente, portanto posto a seguinte questão: Quais são algumas das diferenças de aprendizagem e comportamento entre crianças de 3 a 5 anos? |
Objetivos da pesquisa: | -Refletir sobre as diferenças de aprendizagem e comportamento em crianças de 3 a 5 anos, da turma integral de uma escola de Ed. Infantil. -Realizar um trabalho pedagógico com sucata e postar o desenvolvimento dos alunos neste. |
Justificativa: | Quando iniciei o Ensino Médio revi uma antiga colega da época do Ensino Fundamental, e ela, ao me contar que iria realizar o Curso Normal, me incentivou a participar também. Três anos se passaram, consegui entrar no processo de ensino-aprendizagem com a visão de um professor. Criar materiais e inovações para o estágio consistia em fazer parte de um mundo fantástico, que resultou em um elo de amizade consistente com os alunos. Confesso que, naquela época, preferi a turma do quinto ano, do que a de quatro anos (turmas escolhidas para o estágio). Ao entrar para o mercado de trabalho me deparei com um método de propagar a leitura com a realização de oficinas. Nós líamos os livros, criávamos os materiais com material reciclável, e íamos de Kombi para as escolas. Contávamos histórias e alegrávamos as crianças. Mas "tudo o que é bom, dura pouco", passei por problemas de saúde e minha chefe me afastou dizendo que eu deveria trocar o curso de Pedagogia pois, segundo ela, não conseguia trabalhar com crianças. Não desisti, estou agora como auxiliar da turma integral de uma escola de educação infantil e me sinto realizada. As crianças me fascinam e poder ver seus sorrisos é um grande presente, além é claro de poder ter o prazer de vê-las se desenvolvendo. Natureza da pesquisa: Aprofundar um tema |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Primeiramente será contada a história do Livro Gigante: A história de Hilda Hipo de Richard Scary (um livro em 3d interativo): Após a narração será feita a seguinte questão aos alunos: - Qual é o personagem principal da história? Resposta: A hipopótamo Hilda Então faremos a construção do personagem principal de sucata. Os alunos pintarão em uma folha sulfite a cabeça e os membros da hipopótamo que serão colados no corpo. O tronco será a parte superior de uma garrafa plática. Durante a construção e após a conclusão o professor irá postar em uma tabela as diferenças entre as diversas idades. O aluno: Respostas: Expressam-se com clareza? 3 anos 4 anos 5 anos Demonstram autonomia? Conseguem pintar no limite certo dos desenhos? Se interessaram pela história contada? Demonstram atitudes de respeito e solidariedade? Conseguem manusear a tesoura? |
Referências bibliográficas: | GARDNER, Howard; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Rev.). A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: ARTMED, 1994. 258 p. ; ISBN 8573070420 BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1999. 357 p. : ISBN 8573075171 DÍEZ NAVARRO, Carmen. Afetos e emoções no dia-a-dia da educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004. 244 p. ISBN 8536303344 HOFFMANN, Jussara; SILVA, Maria Beatriz G. da (Coord.). Ação educativa na creche. Porto Alegre: Mediação, 1995. 61 p. (Cadernos Educação Infantil1) BRAGAGNOLO, Adriana. A aquisição da linguagem escrita na educação infantil: concepções presentes nos meios acadêmicos. 2004. 134 f. ; Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial e final para a obtenção do grau de Mestre em Educação. KRECHEVSKY, Mara. Avaliação em educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 232 p. (Projeto Spectrum<> Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil3) ISBN 8573078480 HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 12. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004. 72 p. ; (Cadernos educação infantil ;3) ISBN 8587063049 |