Nome*: | Gabriela da Silva |
Email: | gabinha_bibi_silva@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Soledade |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | EDUCAÇÃO INFANTIL INFLUÊNCIAS DO NOVO MILÊNIO |
Problema central da pesquisa: | Hoje em dia está cada vez mais difícil dar aulas, crianças chegam à escola e não se interessam pelos conteúdos, pelo que se está sendo ensinado, pois pensam ficar em casa é mais importante, interessante, pois lá tecnologias, brinquedos que ela gosta e na escola os ensinamentos não a atraem. Como fazer com que as crianças se interessem pelas aulas, interagindo com colegas e professores? Esta questão nos remete a outra que é como nós, professores, devemos trabalhar o lúdico em sala de aula? Como usar metodologias diferentes para atrair esses alunos? Pois sabemos que lúdico influencia na aprendizagem das crianças e através dele torna a aprendizagem mais prazerosa, por isso faz-se necessário uma conexão entre o prazer, o brincar e o aprender, indo muito além de uma intenção educativa. |
Objetivos da pesquisa: | -Investigar práticas metodológicas que possibilitem o uso de atividades lúdicas que valorizem a livre expressão, o autoconhecimento, a afetividade, a cooperação, a autonomia, o raciocínio lógico, a aceitação de regras, a socialização, desenvolvimento da linguagem buscando o interesse dos alunos. -Levantar formas de aprendizagem que visem o brincar na sua dimensão mais ampla, uma como etapa de aprendizagem e outra forma como meio de proporcionar as crianças o prazer pelas brincadeiras. |
Justificativa: | Escolhi a área de educação infantil, pois é uma área que me encanta e que atuo atualmente. Uma área fascinante e cheia de responsabilidades pois é na educação infantil que começa as interações da criança com o mundo dos saberes. Lembrando que as relações iniciam com o nascimento e só findam com sua morte, relações essas que se constroem no dia a dia, sendo um processo contínuo durante a existência. E é na escola que essas interações se fortificam, principalmente nos primeiros anos escolares, onde as crianças estão cheia de vida. É importante que se incentive a troca de experiências para que visões diferentes do processo ensino–aprendizagem se complementem promovendo a solidariedade diante das dificuldades. Em sala de aula percebo que é de fundamental importância o brincar, tanto para o melhor ren! dimento em sala de aula, quanto para sanar dificuldades de aprendizagem. E é através do brincar que a criança usa sua curiosidade e imaginação, ela experimenta o mundo e explora suas possibilidades, exercita suas potencialidades demonstrando que é dotada de criatividade, imaginação e inteligência, confirmando que todo o aprendizado que o brincar permite sendo fundamental para a formação da criança em todas as etapas de sua vida. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Pesquisa bibliográfica, buscando diversos autores que relatam sobre o trabalho com a ludicidade em sala de aula e as maneiras de incentivar os alunos; Pesquisa de campo em escolas de diferentes realidades culturais, entrevistas com professores da área de educação pré-escolar, observação de como os professores trabalham com a ludicidade, com o brincar e as estratégias que usam para chamar a atenção dos alunos em sala de aula. |
Referências bibliográficas: | BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo na educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1994. MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). Brinquedoteca: A criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000. SNYDERS, Georges. Pedagogia progressista. Coimbra: Almedina, 1974. VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint Editora, 1996. VYGOTSKY, Levi Semenovitch. A Formação Social da Mente. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. |