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Morgane Paula Ciarini - Pedagogia Carazinho


Escolhi Educação Pré-Escolar pois fiz magistério e tive a oportunidade de realizar e aprender durante o curso diferentes práticas e também aprendi muito quando realizei os meus pré estágios e o estágio, com isso conheci também a realidade de algumas escolas e estive ali muito próximo das crianças, conhecendo as individualidades de cada aluno. Realizei práticas com a educação infantil, e também com anos iniciais, percebendo como é o dia dia em uma sala de aula, como é estar ali fazendo parte da educação dessas crianças. Mas gostei muito das duas práticas tanto com os pequenos, quanto com os maiores pois eu adoro trabalhar com crianças.
Hoje estou tendo uma experiência ainda maior, pois atuo como auxiliar de docente com turma de berçário 2 estou gostando muito pois é isso mesmo que eu queria, como eles ainda são bem pequenos o cuidado e atenção é redobrado, e com isso percebo o quanto é importante a criança desde cedo freqüentar a escola pois se desenvolve muito mais em inúmeros aspectos, aprende a dividir, enfim interage com sigo mesmo e com o mundo. Por isso a figura do professor é muito importante, o professor precisa já com os pequenos proporcionar espaços para que a criança possa se desenvolver e se conhecer, já com os pequenos é necessário conversar bastante com eles, estimular através de brincadeiras para eles reconhecerem o próprio corpo onde se localiza os olhos, a boca...
Participar do dia a dia das crianças é muito bom pois cada dia que passa pode-se notar o quanto eles aprendem mais e como eles se desenvolvem mais em todos os sentidos, é também muito gratificante trabalhar com os pequenos pois eles nos dão muito carinho.
Mas surge a duvida como no dia a dia podemos prender a atenção das crianças nas atividades propostas?
"Embora este livro seja escrito para mostrar ao professor como proporcionar o desenvolvimento das habilidades motoras, seu título sugere um resultado que pode ser atingido em qualquer atividade. As crianças parecem sempre se alegrarem com o movimento. Quanto mais hábeis elas forem e mais coordenados e integrados se tornarem seus movimentos,tanto mais prazer e satisfação elas terão do movimento. Observando e acompanhando o processo nas crianças o professor encontrará sua própria alegria". ( CURTISS, Sandra .1988,p.19)
O movimento é tão importante para a vida das crianças quanto o amor, o cuidado, o descanso e a nutrição também os são. Através do movimento a criança canaliza seus sentimentos, sua expressão, criatividade e suas descobertas aprendendo muito sobre si mesma, o outro e o meio ambiente.(CURTISS, Sandra.1988, p.13)
O movimento, ainda é um estímulo para seu crescimento biológico tanto físico quanto intelectual. As crianças pequenas são por natureza curiosas e agitadas. Elas aprendem agindo sobre o meio e se movimentam pelo prazer do movimento em si mesmo. A satisfação emocional, que representa para elas o controle sobre uma habilidade, evidencia-se pela alegria que expressa após triunfo em executá-la e pelo sorriso que a acompanha em suas proezas.(CURTISS, Sandra.1988, p.13)
Nosso objetivo não é o de tornar as crianças desportistas, mas o de proporcionar o conhecimento e o controle sobre o movimento do corpo, embora isto lhes proporcione, mais adiante, serem hábeis esportistas. Permitir ás crianças a oportunidade de vivenciar com sucesso o seu movimento, individualmente ou em grupo, é estimular a sua criatividade, a resolução de problemas e seu crescimento físico. Os professores do movimento são vistos como facilitadores das aprendizagens infantis. Eles trabalham com a criança para explorar, criar desafios e expandir seu potencial motor, questionando, guiando, descobrindo e também encorajando reforçando e ajudando. Eles não lecionam, nem apenas observam o jogo livre, proporcionam, sim, um meio no qual a aprendizagem possa ocorrer.(CURTISS. Sandra.1988, p.14)
A criança pode aprender a cooperar ou a competir. Estes dois tipos de comportamento têm um papel em nossa sociedade. A maioria dos jogos e das atividades esportivas são competitivas, com tudo, deve-se estimular o comportamento cooperativo em times para que tenham sucesso. A competição em si mesma não é maléfica, principalmente se o vencer ou o perder for casual, se o orgulho excessivo for desencorajado e se as crianças puderem escolher a competir ou não competir. Desde modo podemos incluir jogos de competição no trabalho de movimento. As seção guia prático de atividades motoras inclui atividades competitivas nas quais as crianças trabalham juntas com objetivos de cooperação também.(CURTISS. Sandra.1988, p.51)
Morgane Paula Ciarini  -  Email: morganeciarini@hotmail.com
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