Nome*: | Elenice Deon |
Email: | elenicedeon@yahoo.com.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Título provisório do projeto: | O teatro como forma de estímulo à aprendizagem da criança |
Problema central da pesquisa: | O teatro na escola vem desde a época do Renascimento. Neste período eram incetivados a orátória e os espetáculos escolares. Os mesmos eram considerados recursos excelentes para o aprendizado da linguagem. Esta arte, aos pucos, foi sendo deixada de lado. Sendo pouco valorizada e respeitada, ao longo do tempo perdeu sua importância, tornando as pessoas seres menos humanos.Investir na educação através do teatro pode proporcionar o desenvolvimento de educandos mais sensíveis e, principalmente mais humanos,portanto o que busca-se com este estudo, é aprofundar este tema e dar a verdadeira importância ao teatro como forma de aprendizagem e aquisição de conhecimento.portanto |
Objetivos da pesquisa: | O objetivo principal desta pesquisa é, primeiramente, aprofundar conhecimentos acerca do teatro dentro da escola, como método de aprendizagem, para posteriormente aplicá-lo em uma instituição de ensino. |
Justificativa: | Desde a primeira infância, a criança é estimulada, principalmente pelos pais, a improvisar, a brincar de assumir o papel do outro, numa atmosféra lúdica onde ela vai do real ao imaginário com muita espontaneidade. Sendo esta prática estimulada desde cedo, não devemos deixá-la murchar, para isso o teatro tem um papel fundamental dentro da escola, pois permite ao aluno evoluir em vários níveis como, na socialização, criatividade, coordenação, vocabulário, entre tantos outros. Assim, o teatro na educação pode ser um viés para a criação artística caminhando sempre de mão dadas com a compreensão humana. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | |
Referências bibliográficas: | JAPIASSU, Ricardo Ottni Vaz. Metodologia do ensino do teatro. Campinas: Papiurus, 2001. SITTA, Marli Susana Carrard; POTRICH, Cilene Maria. Teatro: espaço de educação, tempo para a sensibilidade. Passo Fundo: Editora UPF, 2005. STORI, Norberto (org.).O despertar da sensibilidade na educação. São Paulo: Cultuta Acadêmica Editora, 2003. |
Projeto de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Métodos e Técnicas de Ensino,
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa
Salvar postagem como:
PDF
