Nome*: | Tainara Elis Santin |
Email: | tainara_santin@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Brincadeiras folclóricas no desenvolvimento da criança |
Problema central da pesquisa: | Observando os brinquedos que estão no dia-a-dia das crianças de hoje, percebe-se um descaso dos pais, das escolas e das gerações passadas ao não promover em muitos casos, o resgate dos brinquedos culturais de nosso povo,a escola deveria ser um desses meios sabendo que as brincadeiras folclóricas como parlendas, trava-línguas, quadrinhas e faz de conta, a criança desenvolve a fonética e o vocabulário e nas dramatizações reflete situações do seu dia-a-dia. Com a música e sua interpretação a criança conhece as emoções e aprende a lidar com elas, resolver as dificuldades e sair vitoriosa de suas possíveis "batalhas", sem saberem qual a importância dos brinquedos folclóricos para o desenvolvimento da criança. Assim o problema de pesquisa que se apresenta: Qual a importância dos brinquedos folclóricos para o desenvolvimento da criança? |
Objetivos da pesquisa: | Analisar o pensamento simbólico das crianças através das suas formas de representação e expressão; Apontar fatores que fazem com que as crianças se interessem mais pelas brincadeiras folclóricas por serem, brincadeiras que despertam o imaginário, a fantasia, contribuindo para a formação da cultura étnica e social da criança. Demonstrar as interações da criança com brincadeiras que transmitam valores. |
Justificativa: | O presente projeto evidencia a importância das brincadeiras folclóricas, que estão sendo esquecidas, estão perdendo seu valor, a preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica, pois são passadas de geração para geração. Para que possamos resgatar a essência real das brincadeiras e brinquedos folclóricos, a interação entre o grupo de crianças que conhecem as tecnologias e os que possuem ligação com as brincadeiras folclóricas é essencial para promover um resgate da maneira de brincar das gerações passadas, contribuindo para a formação da cultura étnica e social da criança. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Observação. |
Referências bibliográficas: | FORTUNA, Tânia Ramos. O lugar do brincar na educação infantil. In MARAGON, Cristiane (Org.). Brincar e aprender: A importância do lúdico para as crianças pequenas. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Editoras, ano 9, n. 27, abr./jun. 2011. p. 8-9. GARCIA, Rose Marie Reis; MARQUES, Lilian Argentina Braga. Aprendendo a Brincar. Porto Alegre: Novak Multimedia, 2001. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Melhoramentos, 1979. ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. MEIRELLES, Renata; CHAGAS, Catarina. Ontem, hoje e sempre: brincar! Ciência Hoje das crianças. Rio de Janeiro, ano 23, n. 209, p. 6-9, jan./fev. 2010. |
Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Educação Pré-Escolar,
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa
Salvar postagem como:
PDF
