Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Rural

Nome*:Vera lucia Baumgratz Soares
Email:vera.baumgratz@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Rural
Título provisório do projeto:Cultura, Sociedade, Educação e Meio Rural.
Problema central da pesquisa:
Esse projeto de pesqisa parte do pressuposto de que a educação rural fica silenciada no curriculo escolar, esquecendo seus valores, costumes os quais, quando lembrados, são explorados de maneira sutilmente ingênua, fazendo da cultura rural um simples instrumento para enriquecer as festas urbaas, sem levar em consideração que acultura rural muitas vezes nasce do sofrimento e das precárias condições de vida que o meio oferece.
"(...)no cotidiano de nossas salas de aula, precizamos ficar atentos para outros mundos como os constituidos longe dos grandes cantros urbanos,se quisermosnos contrapor àasclusãode muitos é a cidadania de poucos, buscando contribuir para a construção de uma sociedade efetivamente democrática."(KNIJNIK,1996:143)
A educação escolar das crianças do meio rural fica fragmentada,quando lhe são implantados os valores e costumes urbanos, porque a realidade deles é outra. Eles podem se sair muito bem na escola,mas,na vida na vida eles vão se comportar de outra maneira, muito do que eles aprendem na escola não tem um valor utilitário para a vida deles,está fora do seu contexto.
Se a educação rural deixar de ficar "sienciada no curriculo" e os educadores se empenham no desenvolvimento e exploração da cultura rural, o aprendizado das crianças, a convivência social com certeza terão muito mais exito e as crianças terão mais prazer nas salas de aula, pois estarão falando sua própria lingua e aperfeiçoando seus conhecimentos, mantendo viva a sua história, seu modo de vida, sem abrir mão da qualidade de ensino.
A educação cultural de um povo várias dimensões, não comportando um padrão único, restrito."(MONDIM,1980:173)
Cada povo tem sua própria cultura, não existe sociedade,comunidade desprovida da cultura. "A cmbinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma de contexto cultural."(CORDEIRO,2002:06').
Objetivos da pesquisa:Proporcionar que os professores trabalhem mais o contexto para a realidade, enfatizando a cultura rural.
Justificativa:
Fala-se muito em trabalhar a realidade dos alunos, porém o que se vê nas salas de aula é puramente teórico, longe do contxto da criança, transportando-a para um mundo desconhecido e descaracterizando-a do mundo real. Deixando lacunas em seu aprendizado, enfatizando a cultura urbana, esquecendo o seu mundo real.
Em nome da "Educação" faz-se mistura cultural,priorizando acultura urbana e desvalorizando o conhecimento da vida rural.
Portanto, o de que se precisa na educação é de professores consientes, capazes de no cotidiano escolar não só com parâmetros fornecidos pelas secretarias, mas que junta teoria e prática e, assim formen sujeitos críticos, reflexivos, capazes de lutar para a construção de uma democracia que reconheça seus direitos, valores respitando a realidade de cada um
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:observação
Referências bibliográficas:CORDEIRO, Autora Marilda, A relação entre Natureza,Cultura e Homen. Instituto Superior de Educação de Cláudio,2002.6f. Mimeografada.
KNIJNIK, Gelza. [et al] A Educação em tempos de globalização Porto Alegre: DP&A, 1996,SP MONDIM,Batista. o Homem: elementos de antropologia filosófica [tradução R. Leal Ferreira e M.A.S. Ferrar, revisão de Danilo Morais]. São Paulo: Edições Paulinas,1980, 324 p. OLIVEIRA, Pérsio Santos.[et al] Introdução à Sociologia. 14 ed., São Pauo: Ática, 1995,207p.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...