| Nome*: | Anelize Assunção Conte |
| Email: | anne.assuncao.c@gmail.com |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
| Título provisório do projeto: | A importância do brincar na pré-escola |
| Problema central da pesquisa: | Observa-se que atualmenta as escolas públicas estão destinando pouco espaço para a realização de atividades baseadas em brincadeiras, o ensino está voltado mais para a questão teórica do que para a prática que se baseia na brincadeira como uma forma de interação social entre as crianças e assim também o desenvolvimento da linguagem, criatividade e imaginação. Qual seria a melhor forma de organização para introduzir a brincadeira na educação pré-escolar? |
| Objetivos da pesquisa: | Discutir nas Universidades com o intuito de colocar em prática planos de ensino na formação pedagógica destinados a importância do brincar na educação infantil e qual a relação das brincadeiras no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Analisar nas escolas como os educadores organizam e realizam as atividades lúdicas, como ocorre a interação social entre as crianças e principalmente o espaço destinado as atividades lúdicas de forma a concientizar os profissionais da educação a restabelecerem os planos de ensino, inserindo o brincar no cotidiano escolar. |
| Justificativa: | Observando a realidade da educação infantil nas escolas, realizei esta pesquisa com o âmbito de incentivar as universidades a elaborarem um plano de ensino na formação pedagógica destinado a importância do brincar na educação pré-escolar, com atividades recreativas com este tema para que assim os futuros professores resgatem a brincadeira como a melhor forma de ensino na educação infantil. |
| Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
| Coleta de dados: | |
| Referências bibliográficas: | WAJSKOP, gisela. Brincar na pré-escola. 2.ed. Cortez Editora, 1995. 120 p. TIBA, Içami. Quem ama educa!. 1. ed. Integrare Editora, 2010. 272 p. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002. MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez Editora, 1995. 112 p. KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2. ed. Cortez Editora, 1997. 183 p. |
Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar
Marcadores:
Comentário (bibliografia sugerida),
Educação Pré-Escolar,
Passo Fundo,
Projeto de Pesquisa
Salvar postagem como:
PDF
PDF

