Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Anelize Assunção Conte
Email:anne.assuncao.c@gmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A importância do brincar na pré-escola
Problema central da pesquisa:
Observa-se que atualmenta as escolas públicas estão destinando pouco espaço para a realização de atividades baseadas em brincadeiras, o ensino está voltado mais para a questão teórica do que para a prática que se baseia na brincadeira como uma forma de interação social entre as crianças e assim também o desenvolvimento da linguagem, criatividade e imaginação. Qual seria a melhor forma de organização para introduzir a brincadeira na educação pré-escolar?
Objetivos da pesquisa:
Discutir nas Universidades com o intuito de colocar em prática planos de ensino na formação pedagógica destinados a importância do brincar na educação infantil e qual a relação das brincadeiras no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Analisar nas escolas como os educadores organizam e realizam as atividades lúdicas, como ocorre a interação social entre as crianças e principalmente o espaço destinado as atividades lúdicas de forma a concientizar os profissionais da educação a restabelecerem os planos de ensino, inserindo o brincar no cotidiano escolar.
Justificativa:
Observando a realidade da educação infantil nas escolas, realizei esta pesquisa com o âmbito de incentivar as universidades a elaborarem um plano de ensino na formação pedagógica destinado a importância do brincar na educação pré-escolar, com atividades recreativas com este tema para que assim os futuros professores resgatem a brincadeira como a melhor forma de ensino na educação infantil.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:
Referências bibliográficas:
WAJSKOP, gisela. Brincar na pré-escola. 2.ed. Cortez Editora, 1995. 120 p.
TIBA, Içami. Quem ama educa!. 1. ed. Integrare Editora, 2010. 272 p.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez Editora, 1995. 112 p.
KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2. ed. Cortez Editora, 1997. 183 p.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...