| Nome*: | Luana Wahirik |
| Email: | luanawahirik@hotmail.com |
| Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
| Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
| Título provisório do projeto: | A Inclusão da Criança com Deficiência Visual |
| Problema central da pesquisa: | A questão da inclusão de crianças com deficiências visuais na rede regular de ensino insere-se no contexto das discussões, cada vez mais em evidência, relativas à integração de pessoas portadoras de deficiências visuais enquanto cidadãos, com seus respectivos direitos e deveres de participação e contribuição social. |
| Objetivos da pesquisa: | Apresentar maneiras de ajudar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Elaborar trabalhos diferenciados com a ajuda de um profissional devidamente capacitado. Analisar resultados cientificos que comprovem a eficiência destes métodos de ensino nas escolas. |
| Justificativa: | As escolas ainda resistem muito à inclusão, no sentido pleno e total, que engloba todos os alunos, sem exceção, entre os quais os que são ou estão mais severamente prejudicados. Mas há muitas que já estão aderindo à idéia e modificando seus procedimentos, incrementando seus projetos de ação, aprimorando o trabalho suas equipes pedagógicas para incluir, incondicionalmente, todos os aprendizes em suas salas de aulas, porque é justo e desejável agir assim. É preciso analisar como as escolas públicas estão incluindo os educandos com necessidades especiais, propondo alternativas práticas, tais como: programas para família, plano de implementação e adequações, acessibilidade plena e suporte ao professor. Através dessas iniciativas estaremos promovendo o desenvolvimento, a socialização e a aprendizagem dos alunos. |
| Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
| Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
| Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
| Coleta de dados: | |
| Referências bibliográficas: | http://www.fundacaodorina.org.br/FDNC/seriedorinanowill.html EIZIRIK, Marisa Faermann, Porque a diferença ]incomoda tanto? Texto em artigo. Porto Alegre, 2000. GLAT, Rosana (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de janeiro, 2007. GLAT, Rosana. Um novo olhar sobre a integração do deficiente. In: MANTOAN, Maria Teresa Egler .(org.) A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon; SENAC, 1997. TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos?: iguais e diferentes . Trad. Jaime A . Clasen e Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 1998. |
Projeto de pesquisa: Educação Especial
Salvar postagem como:
PDF
PDF

