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Psicologia Educacional






A Psicologia da Educação estuda os seres humanos a partir da sua educação, a forma de como a criança intervem em seu processo educativo, e também como a psicologia interfere no ensino e nas escolas. A educação começa muito antes da vida escola, não estando a tarefa de ensinar apenas nas mãos dos professores. Daí a importância de se buscar o máximo dos resultados, colocando a serviço da educação e do ensino o conjunto dos conhecimentos psicológicos sobre as bases do desenvolvimento e da aprendizagem. Com eles o professor estará em posição mais favorável para planejar a sua ação. A aprendizagem estuda o processo das formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Reconhece-se, dessa maneira, que as pessoas, em especial as crianças, aprendem através das ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, portanto é fundamental na aprendizagem. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições entre o professor aluno em seu objeto de estudo, que tenha como objetivo o conhecimento. Portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto o adquirir conhecimentos, e o papel entre a criança e o adulto. Como profissional deve compreender que um trabalho só será positivo se houver interação entre as partes, a comunicação não pode ser situada de um só lado, onde apenas um "faz" e o outro "absorva", temos que saber ouvir e aprender, pois não somos detentores de todo o saber, o mundo está em constantes mudanças, e nós devemos saber acompanhá-las.

Juliana Ampese
Pedagogia II
Passo Fundo
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