UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II-(LP)
PROJETO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Acadêmica: Maria Cristina Bittencourt Falkenback
Prof. Edemilson Jorge Ramos Brandão
TEMA:
Desafios de aprendizagem: juntos pela inclusão, compartilhando saberes.
JUSTIFICATIVA:
Os educadores precisam conhecer as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem para então poder atuar deforma a garantir evolução educacional dos alunos, tendo assim, capacidade de realizar o verdadeiro aprendizado mútuo alunos normais/especiais, em um ambiente interativo observando cada um a sua evolução natural dentro de seus limites.
OBJETIVO:
- Despertar a atenção por meio de atividades incrementadas para que os alunos especiais desenvolvam estas dentro de seus limites, sendo capazes de realizar as mesmas atividades propostas aos demais alunos;
- Determinar maior tempo de realização das atividades propostas, proporcionando auxílio do professor para compreensão do que foi solicitado ao aluno portador de necessidades especiais;
- Proporcionar a interação entre profissionais da área da saúde e a escola para melhor compreensão das atividades tanto por parte de alunos portadores de necessidades especiais como de direção, funcionários, professores e demais alunos;
- Estimular a família, para que esta participe proporcionando melhor entrosamento entre alunos especiais/professores/direção/funcionários e demais alunos para um melhor rendimento escolar;
- Desenvolver avaliações constantes sobre o impacto das propostas de educação inclusiva.
PROBLEMA:
A realidade nas escolas e nos sistemas de ensino denunciam a ausência de modelos teóricos. Qual foi seu primeiro contato com a idéia/proposta da integração/inclusão escolar? E a sua primeira reação? Existe necessidade dos sistemas educativos de acelerarem o ritmo de suas transformações, para não ficarem em desvantagem em relação às mudanças que ocorrem em outros âmbitos da sociedade?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Carvalho, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos is..ed.-2008. Inclusão: Compartilhando saberes.
Beyer, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola.
Ciranda Cultural. Ciranda da inclusão a revista do educador.
PDF
