UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)
JUSSARA DE QUEVEDO
PROJETO DE PESQUISA
PROF. EDEMILSON JORGE BRANDÃO
PASSO FUNDO
2011
Educação Pré- Escolar
JUSTIFICATIVA:
A preocupação cada vez mais cedo de se fazer educação e introduzir as crianças na vida escolar, emergi principalmente sobre como conduzir melhor o processo ensino e aprendizagem para que o aluno se beneficie de fato e de direito de uma boa educação. É muito importante para o desenvolvimento intelectual e social dos educando desde os primeiros anos de vida escolar introduzi-los a mundo letrado, da informação, do conhecimento, do novo, do desconhecido, da descoberta do mundo mágico que é a escola.
OBJETIVOS:
- identificar como acontece o processo ensino/ aprendizagem na pré-escola;
- observar as contribuições da pré-escola na aprendizagem dos alunos da escola, como no meio onde se insere;
- proporcionar novos meios de se fazer educação, por meio de atividades lúdicas;
- desenvolver através do lúdico atividades que possibilitem explorar a criatividade da criança;
PROBLEMA:
Alunos que passam pela pré-escola, tendem a ter uma vida escolar mais sólida em relação a alunos que não passam pela pré-escola? Qual a contribuição do lúdico na pré-escola? O lúdico esta inserido na pré-escola?
TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa bibliográfica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
AMORIM,A.S.C. BARROS, S.S.C., BRITO, M.N. ?Pare! Respeite-me, também sou cidadão?, In: Revista criança, Brasília, DF, abril de 2005, edição nº39.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro, 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
______________ Ministério da ação social, Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
FERRERO, Emilia, Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
ROJAS, J.S. Educação Infantil: Construindo o presente. Campo Grande: Ed. UFUS, 19999.
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