Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO
Educação Especial

Acadêmica: Arlete T.Nadal Manfroi

Prof.:Edimilson Jorge Ramos Brandão
Disciplina:Pesquisa em Educação

TEMA:
Inclusão escolar de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais.

JUSTIFICATIVA:
A reflexão sobre o assunto inclusão se faz muito necessária nos dias de hoje, pois estamos vivendo essa nova situação e em muitos dos casos não se sabe como agir.Contudo, sabemos das vantagens que a inclusão proporciona não somente ao sujeito portador de necessidades especiais, mas também aqueles considerados ´´normais`` e as dificuldades que a escola enfrenta para realizar a inclusão de maneira satisfatória.

OBJETIVOS:
-Proporcionar um ambiente acolhedor e adequado para os portadores de necessidades especiais.
-Desenvolver atividades, que possam dar oportunidades de todos participarem.
-Estimular o envolvimento de toda a comunidade escolar (família, alunos, professores...) para que o trabalho desenvolvido em sala de aula tenha sua continuidade também fora dela.
-Desenvolver avaliações que possibilitem todos os alunos a mostrar seus avanços.

PROBLEMA:
A dificuldade que a maioria das escolas enfretam hoje, para realização de fato,da
inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. Algumas delas que mais chamam a atenção são:a formação inadequada para os profissionais, inadequação do ambiente físico(rampas, material didático adaptado...), e sobretudo um novo olhar sobre os sujeitos que ali estão inseridos, afim de que se constitua uma experiência inclusiva, para poderem ter uma vida mais digna .

TIPO DE TRABALHO:
Pesquisa Bibliográfica

BIBLIOGRAFIA:
*BOZZETTO,Ingride Mundstock. Desafio da inclusão da criança deficiente na escola regular.Espaços da Escola, ano 4. Ed.Unijuí. Jul./Set.1997.
*BRASIL.Ministério da Educação e Cultura.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares.Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais.Brasília:MEC/SEF/SEESP,1990.
*BRASÍLIA.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,n.9394,de 20 de dezembro de 1996.
*CARNEIRO,Rogéria.Sobre a integração de alunos portadores de deficiência no ensino regular.Revista Integração.Secretaria da Educação do MEC.1997.
*CORDE/MEC.Declaração de Salamancae linhas de ação sobre necessidades educativas especiais.Brasília: 1994.
*BRASIL.Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei n. 8069 de 13/07/1990), 11. ed.São Paulo: Saraiva,2001.
*DUTRA,Claudia.Muito mais que integração.Revista Nova Escola.Ministério da Educação e Cultura.Set.2003.
*FILHO,César Augusto Bridi.Cadernos de educação especial.Centro de Educação Departamento de Educação.Universidade Federal de Santa Maria.N.4.1999.
*MANTOAN,Maria Teresa Eglér.Antegração de pessoas com deficiência :contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon.Ed. Senac,1997.
*MILMANN,Elaine.Flicts e a inclusão educacional.In: Escritos da criança .Porto Alegre:Publicações do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre,1998,n.5.
*ZIRALDO,Flicts.Editora Melhoramentos,1992.
*PRADO,Ana Maria do.; MAROSTEGA, Vera Lucia. A inclusão do portador de necessidades especiais no âmbito social e escolar. Universidade de Santa Maria-centro de educação , v.1,n.17, Santa Maria,2001.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...