Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA II (PARFOR)



PROJETO DE PESQUISA
Daiane Gasperin Civa Bassani

Prof..  Edemilson Jorge Brandão




PASSO FUNDO-RS
2011



TEMA
Educação Especial

JUSTIFICATIVA
A Educação especial esta cada vez mais presente em nossas escolas e é sempre um assunto de debate e discussões, uma vez que os professores e a própria escolas se dizem despreparados para atender esta demanda que vem crescendo cada vez mais e com isso aumentando o acesso a rede regular de ensino. Para tanto é essencial obtermos respostas as nossas perguntas e com isso fazer da escola uma educação voltada para todos.

OBJETIVOS
- resgatar o processo de cidadania e inclusão social;
- oferecer subsídios para que ocorra uma educação especial voltada a diversidade, visando o trabalho cooperativo, participativo e inclusivo;
- promover a acessibilidade de todos os alunos na rede regular de ensino, tendo em vista a premissa de que a escola comum é o espaço privilegiado da aprendizagem para todos os alunos;

PROBLEMA
Ao pensarmos em educação especial de quem de fato estamos falando?
Como está o atendimento educacional especial na rede regular de ensino?
Qual a realidade das escolas frente a educação especial?


TIPO DE TRABALHO
Pesquisa bibliográfica

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAVALCANTE,R.S.C. A inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na sala de aula do ensino regular: papel do professor. Temas sobre desenvolvimento.
STOBÄUS, C.D.; MOSQUERA,J.J.M. Educação especial: em direção à escola inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MEC, BRASIL, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 1999.
http://www.mec.gov.br/
MENDES,E.G. Desafios atuais na formação do professor de educação especial, In: MEC, Secretaria de Educação Especial. Revista Integração, Brasília: mec, nº 24, p- 12-17, 2002 b.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...