Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores

Existe um consenso entre os pesquisadores da área da educação de que a pesquisa é um elemento essencial na formação do docente. E nos últimos anos vem sendo defendida a idéia de que ela deve ser parte integrante do trabalho do professor nas escolas.
A fraca relação existente entre ensino e pesquisa é muitas vezes resultante da estrutura do campo acadêmico e das ligações entre as diversas areas do conhecimento. O papel da pesquisa na formação do docente vai além da questão professor pesquisador/reflexivo, requerendo a análise da existência de varias modalidades de ensino e pesquisa e a forte influência das áreas especificas. Segundo Verbena Lisita, Dalva Rosa e Noemia Lipovetsky é necessário que se formem professores que pesquisem e produzam conhecimentos sobre seu próprio trabalho, discutindo ainda o potencial da pesquisa na criação de condições que ajudem os docentes a desenvolver a capacidade para a prática refletida. Com isso, pode-se perceber que a obra causou uma polemica que abalou a estrutura docente rompendo todos os paradigmas da educação normal.
Nos documentários Formação dos Professores 1 e 2 de Bernadette Gatti pode-se perceber o desafio que a formação dos professores exige, indo desde a surpresa, ao entrar em sala de aula , com a heterogeneidade dos alunos até a criação de uma carreira atrativa que incentivem o papel docente.

Lidiane Corso
UPF-Lagoa Vermelha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...