Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores

O projeto de se criar um livro que tivesse explicitado as posições polêmicas quanto o papel da pesquisa e na prática do professor surgiu num seminário na universidade de Goiás no ano de 2000.
Em meio a discussão ficou claro as diferentes poisições sobre a relação e o lugar ocupado pela pesquisa na formaçao e na prática do docente.
Os pesquisadores autores do livro falam que a baixa integração entre ensino pesquisa é proveniente da forma como está estruturado o campo acadêmico no interior das universidades,e que deveria haver um movimento pra que se formassem professores pesquisadores, pois a pesquisa é de grande importância na área educacional. Com base nisso muitas questões tem sido formuladas quanto a forma de inserção da
pesquisa na prática e na formação docentes e quanto à natureza dos conhecimentos produzidos e tal questão requer que se reconheça a necessidade de condições mínimas para que o professor possa ligar a investigação a seu trabalho docente cotidiano.

O texto de Verbena Lisita, Dalva Rosa e Noêmia Lipovetsky analisa as relações entre formação de professores e pesquisa. A intençao é a de contribuir com a discussão das possibilidades da pesquisa na formação e na atuação docentes, vizando superar a racfionalidade técnica dominante na formação inicial e continuada de professores.
Contudo percebebe-se que os textos que formam os livros fundamentam a discussão sobre o papel da formação do professor na busca de uma educação de qualidade para toda a população.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...