Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Educação de Adultos


Falar sobre educação de adultos não é uma tarefa muito fácil, mas é muito gratificante e digo isso baseado em meu trabalho como professora alfabetizadora. Quando aceitei este novo desafio, pensei que não conseguiria, que não daria ?conta? de tamanha responsabilidade que era alfabetizar adultos. No inicio fiquei assustada, estagnada frente a este alunado que via ou buscava em mim um futuro melhor.
Com o passar das aulas, dos dias, dos meses e da convivência com pessoas tão especiais fui adquirindo mais confiança e à medida que eu ensinava eu também aprendia muito com eles, devido a bagagem de vida que cada individuo carregava consigo, ao longo de sua trajetória de vida. Trabalhar com a educação de adultos é ir além, ultrapassar barreiras e mostrar ao mundo que todos nós somos capazes, pois como diz Paulo Freire ?Ensinar exige respeito aos saberes dos educando... 
Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferente?.Foi realmente isso que eu pude presenciar nesta minha experiência como alfabetizadora de adultos, os diferentes saberes que cada um carrega consigo, que ao ser compartilhado se torna um só, formando a grande colcha da humanidade, onde cada pedaço de retalho contribui para seu sucesso e crescimento.
É bem verdade que ainda há problemas a serem sanados na educação de adultos e um dos desafios de acordo com meu pensamento é o de trazer essas pessoas até uma sala de aula e após tê-las criar meios de não perdê-las novamente. Esses dois pontos são fundamentais para melhorar e ampliar ainda mais a educação de adultos, no entanto acredito que na pratica ainda não há uma receita para que de fato possamos sanar tais dificuldades. Como já mencionei anteriormente é maravilhoso trabalhar com a educação de adultos, uma vez que já se encontram em sala de aula, mas o difícil mesmo é trazer eles e fazer com que eles permaneçam neste espaço para conclusão de seus estudos.
Quero finalizar esta pequena fala com uma passagem de Brandão a qual costumo trabalhar com meus alunos na educação de adultos ?Olhar o mundo com os próprios olhos e escrever a vida com a própria letra.
Aprender a ler-se a si mesmo com toda a dignidade?.

Geneci Pinheiro Bachmann PEDAGOGIA - PARFOR ll
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...