Cultura O grande trabalho da cultura moderna em torno da infância permanece em grande parte um trabalho de cunho teórico sem uma precisa "retroação" aos comportamentos familiares, escolares e coletivos relacionados as crianças reais e ao mesmo tempo continua preso a um objetivo idealizante em duplo sentido e de dar voz a um "mito" da infância (como idade mais inocente mais justa mais humana), que desde o período romântico (e pré-romântico) ocupa um pouco o lugar do "mito do bom selvagem" mantendo porem, intacto seus requisitos de espontaneidade de felicidade etc. é o de por em luz um modelo de infância "normal" "direita" a melhor possível sem rebeliões e desvios, sem lados obscuros e inteiramente resolvida nas instituições que a formam. Referencia: infância educação e classe operaria Pg 55. Educação pré-escolar e cultura (editora Cortez) ex: Ana Lucia Goulart de farias Linguagem Existem características mentais na criança que indica falta de estruturação do pensamento infantil e sobre o ambiente que ela frequenta evidenciam a ausência de dialogo fluente e organizado entre o adulto e a criança interferindo negativamente na comunicação e qualificando-a como deficitária. Portanto a inexistência dos estímulos de linguagem na criança pobre deve ser suprida com uma programação diária que objetive esta área. Referencia: Maria Lucia A.R. Aranha Desenvolvimento infantil na creche 2ª edição junho 2002 Edição Loiola – são Paulo,Brasil,1993. |
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