Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Ketlim de Paula: Resenha

 Resenha:
Question Answer
Nome completo: Ketlim de Paula
Curso: Pedagogia Soledade
E-mail: ketlimdepaula@gmail.com
Referência bibliográfica do livro (de acordo com as normas da ABNT): VILA, Magda; SANTANDER, Marli; Jogos cooperativos no processo de aprendizagem acelerada. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2003.
Nome do capítulo e páginas: HISTÓRICO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO 20 á 154
Resenha: LIVRO: "JOGOS COOPERATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ACELERADA"
Este livro tem como objetivo responder a várias questões que são indagadas em relação à eficácia dos jogos cooperativos, ao mesmo tempo em que indica caminhos para potencializá-los, transformando-os em valiosas ferramentas de aprendizagem acelerada.

Para melhor compreender a temática proposta, e sem qualquer pretensão de esgotar o assunto, o livro trata de educação natural e formal, estilos e teorias de aprendizagem e perfil do educador. Também fala sobre a estrutura e o funcionamento do cérebro, os processos de aprendizagem, a memória, a aprendizagem de adultos e a neuróbica.

Um capítulo inteiro é reservado a aspectos arquetípicos do jogo e de que forma eles podem ser utilizados no processo de aprendizagem acelerada, tratando de mitos, arquétipos, inconsciente coletivo e caminho do herói.

A parte de jogos cooperativos nas empresas amplia discussão sobre o papel da cooperação no clima organizacional e nos resultados das companhias.

É abordado cinco técnicas de aprendizagem acelerada, com indicação de seu embasamento científico, como surgiram e de que forma podem ser aplicadas no treinamento com jogos cooperativos. O papel do focalizador é discutido.
Dentre muitas definições sobre o que é educação, e sem pretensão de formular novos conceitos a respeito do que é Educação, para fins deste livro, entende-se que Educação é um processo vital, isto é, imprescindível para a vida, que possibilita ao ser humano a realizar em sua plenitude as potencialidades físicas, emocionais, intelectuais e espirituais.
Os jogos existem desde os primórdios da civilização e acredita-se que inicialmente estavam ligados a práticas religiosas, mitos e rituais mágicos.

Muitos jogos foram transmitidos oralmente de geração para geração e podem hoje ser considerado patrimônio coletivo de toda a humanidade.
O aprendizado do ambiente lúdico e prazeroso do jogo, quando corretamente desenvolvido, é inconscientemente transferido para o ambiente da vida real, mostrando-se um poderoso instrumento de ensino-aprendizagem. No ambiente lúdico do jogo não existe avaliação ou punição, possibilitando qualquer ser, explorar e ir alem no jogo.
O desafio existente dentro de um jogo competitivo continua no jogo cooperativo, que tem Omo premissas básicas: Participação coletiva, melhorias de relacionamento e criatividade.


O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

A atividade lúdica em sala de aula é uma prática motivadora (sempre que for divertida) e proveitosa (desde que o aprendiz reconheça sua validade e assimile o conhecimento).

Quando a atenção está focada no jogo, é mais difícil distrair atenção das pessoas, possibilitando um método de análise. O adulto aprecia qualquer ensino que se agregue conhecimento e transmita um sentido de "estar vivo" (senso de humor, desafios, jogos etc.). Quando ele brinca, "resgata" seu lado criança e, dentro desta perspectiva, amplia sua mente e sua percepção, abrindo-se para novos conhecimentos.
O jogo só se transforma em ferramenta de aprendizado quando devidamente processado pelo participante.
Hoje se sabe que a música elimina a tensão do trabalho mental intenso, já que não exige atenção racional e não tem necessidade de ser processada de forma cansativa pela mente. Além disso, como a musica é processada pelo hemisfério cerebral direito e a informação lógica, pelo esquerdo, ocorre uma ativação conjunta dos dois hemisférios, potencializando as conexões neuronais e facilitando a aprendizagem do assunto estudado.
O livro aborda o tema "Jogos Cooperativos para o processo de aprendizagem acelerada", dentre essa análise, as autoras dão suportes científicos e práticos anteriores, que ajudam a entender e trabalhar os jogos com uma abordagem bastante prática e uma linguagem clara e objetiva.
O lúdico na aprendizagem tem um papel fundamental, pois ele trabalha a atenção, concentração e a participação coletiva de participantes, em um ambiente bem humorado, os adultos resgatam seu lado criança e sempre relacionam seu estar de vivencia aos jogos.
Isso é bastante positivo, pois os jogos se tornam mais preparados e capacitados com uma estruturação eficaz.
Enfim as autoras apresentam alguns jogos cooperativos feitos e adaptados por elas; pelo nível de complexidade, exige-se que os responsáveis pela elaboração dos jogos treinem a execução. Dentre os jogos destaco:
Os jogos são bons porem alguns exige um orçamento maior, impossibilitando muitas vezes as escolas, centros realizarem tais jogos por faltas de recursos.
Como você avalia o livro/capítulo que leu (1 a 5 estrelas)?
Envio de arquivo:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...