Nome*: | Jaqueline da Silva Boenavides |
Email: | jaqueline.boenavides@gmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Especial |
Título provisório do projeto: | Gestão da aprendizagem na Educação Especial |
Problema central da pesquisa: | A inclusão trouxe um novo desafio aos educadores. Oferecer uma educação de qualidade a todos os educandos sem nenhum tipo de discriminação, reconhecendo suas diferenças como um fator de enriquecimento no processo educacional. Desta forma, podemos dizer que educar é estimular a criança ao pensar sozinha, buscar suas próprias respostas e questioná-las. Com relação a essas funções, quais são os diferenciais da educação de crianças portadoras de deficiência intelectual? E, como deve ser o ambiente escolar para que esta criança possa se adaptar aos seus professores e colegas e vice-versa? |
Objetivos da pesquisa: | Problematizar o processo de inclusão de crianças portadoras de deficiência intelectual em escolas regulares. |
Justificativa: | Tendo conhecimento prévio ao ter a formação de Magistério (Curso Normal) das amplas áreas que oferece o curso de Pedagogia, descobri algo em mim que não havia sido despertado antes: conhecer o trabalho com alunos especiais. O ensino de uma criança com necessidades especiais em uma escola de ensino regular consiste na adaptação desde cedo com outras crianças, podendo observar as diferenças de cada um e se adaptando a elas. Apesar de ainda não ter tido uma experiência prática que me proporcionasse à realidade desta profissão, por meio de observações na escola que trabalho, presenciei diversos momentos da inserção da criança especial em uma sala de aula regular. O trabalho com a família e o trabalho desta perante a criança é muito importante para o seu desenvolvimento. Pois ela deve sentir-se aceita, amada e capaz. Deve também amar-se e aceitar-se por ser o que é. No ambiente escola/sala de aula, o educador e os educandos como grupo devem motivá-la, acolhê-la, ajudá-la e integrá-la, respeitando suas diferenças, suas potencialidades e capacidades, possibilitando e oportunizando-a ao querer e o buscar mais daquilo que para ela é o seu limite, ou talvez, o limite imposto por uma sociedade que ainda não despiu-se do preconceito. Santo Agostinho remete que na essência todos somos iguais, ou seja, no "ser o que sou, da forma que sou", e nas diferenças aprendemos o respeito pela singularidade de cada um. Desta forma, só se é possível trabalhar com as diferenças do outro, quando aceitamos as nossas e trabalhamos com elas como uma qualidade dentro de um grupo constituído por outras diversas. |
Natureza da pesquisa: | Solucionar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Neste projeto prevê-se a busca por informações em referenciais bibliográficos e por meio de observações na escola regular, utilizando como recursos, provas operatórias Piagetianas e livros relacionados à Psicopedagogia Clínica nos quais seja possível obter-se uma visão clara e diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, para que desta forma, seja possível proporcionar a criança maneiras para o despertar de suas potencialidades interiorizadas e o agir com o meio em que está inserida. |
Referências bibliográficas: | ALVES, G. A Construção de Uma Escola Inclusiva. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp166.htm WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar.Rio de Janeiro: Lamparina, 2003. BARRY J. Wadsworth. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. Editora Pioneira, São Paulo. s/d. A inclusão de alunos especiais em sala de aula, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/planos-de-aula.shtml?height=530&width=650 |