Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Letícia Thiel - Pedagogia Passo Fundo

A inclusão tem o seu lado positivo e negativo. Para que o aluno não seja prejudicado é fundamental haver uma preocupação com a educação que lhes é proporcionada.
Assegurar o acesso dos alunos excluídos nas escolas regulares é algo bom, pois garante igualdade de direitos perante a sociedade. Esses alunos estão interagindo com outras crianças, o que é fundamental para a aprendizagem. Segundo Oliveira (2009, p.39)
"A obrigatoriedade da matrícula dos alunos que apresentam necessidades especiais em classes comuns regulares possibilitou o direito ao acesso à escola, antes muitas das vezes negado com o discurso da não preparação da escola para recebê-los e, sobretudo, instigou os gestores, técnicos, docentes e pais a começarem a refletir sobre o problema da exclusão escolar e da diferença por questões de capacidades, etnia, classe, entre outras."
Mas, por outro lado, a inclusão se torna negativa, pois os alunos estão incluídos na escola regular, mas não recebem atendimento que necessitam ou os profissionais não estão preparados para educar essas crianças. Muitas escolas estão se adequando para proporcionar conforto, mas infelizmente, muitas ainda não estão preparadas fisicamente para receber um aluno cadeirante, por exemplo.
As crianças, ao serem deslocadas para o ensino comum nas escolas, correm o risco de não terem atendimento especializado, pois ainda muitos professores expressam medo e dúvidas sobre a possibilidade de se efetivar concretamente a inclusão nas escolas.
Portanto, por um lado a inclusão garante direitos iguais a todos os cidadãos, mas por outro, incluir alunos especiais em escolas sem preparação é prejudicial para o próprio aprendiz, pois a escola como um todo acaba excluindo-o dentro da sala de aula.
Letícia Thiel  -  Email: leticia_thiel@hotmail.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...