Nome*: | Paloma Machado |
Email: | palomiinhamachado@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Lagoa Vermelha |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A importância do brincar na pré-escola |
Problema central da pesquisa: | A brincadeira e o jogo são os principais elementos para a formação social da criança. A criança ganha cada vez mais a inportância de educadores e pais.Para isso é importânte a influencia de cada brinquedo e de cada tipo de brincadeiras desenvolvido na pré-escola.A brincadeira vem de desejos não realizados,e somente é resolvida,pelo brincar. O prazer,não é definido pelo brinquedo,mas sim pela necessidade da criança.Por isso devem ser utilizados varios tipos de brinquedos. Bom mesmo,é dar a criança possibilidades,insentivos e imaginação. Cada idade e cada período nessecita de diferentes brinquedos,coloridos de morder,de facil manipulação e de diferentes formas. Normalmente as propagandas são enganosas,e vendem brinquedos sem nenhum valor padagogico. Então,podemos seguir a cultura insentivar jogos simbolicos,brinquedos que desenvolvam constantemente o pensamento da criança,e não dispensar o faz de conta. É necessario sempre a presença de um proficional ou um adulto que possa acompanhar a brincadeira e o desenvolvimento da criança. Diante de tudo isso o problema que move minha pesquisa é: A brincadeira de faz de conta, com orientação e apoio dos adultos, floresce nos anos da pré-escola e permite à criança ganhar bastante em termos cognitivos, já que experimenta novas ideias e capacidades.Mas a brincadeira mal monitorada pode intervir na formação da criança? |
Objetivos da pesquisa: | Analisar se as brincadeiras realizadas em escolas de educação infantil são apropriadas para as idades das crianças. |
Justificativa: | Optei por está área porque consiste na educação infantil,onde já atuo na mesma .E pretendo me aprofundar cada vez mais para que eu possa realizar minhas atividades e obter bons resultados,pois na educação pré-escolar as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos.E por ser a primeira etapa da educação básica,deve ser bem desenvolvida para que a criança conheça sua capacidade e habilidades. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | A metodologia será pesquisa bibliografica.farei atravez de livros,pdf,revistas,sites e artigos. |
Referências bibliográficas: | www.scelisul.com.br/cursos/educação/pd/artigo1.pdf ROSADO, Evânio. Brincar, praticar esporte e divertir-se. In: ___. Infância: tempo de brincar e estudar. Santa Cruz do Sul: Editora Meridional de Tabacos LTDA, 2005. p.41-43. SALTINI, Claudio J. P. Afetividade e Inteligencia. São Paulo: Editora WAK, 1997. SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca espaço lúdico de educação e lazer. In: CELY, Elena Bautista. Brinquedoteca o lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. p.125-135 STEINLE, Marlize Cristina. Bonafini; SUZUKI, Juliana Telles Faria. - Organização do trabalho pedagógico. In:___ Educação da criança de 0 a 5 anos. São Paulo: Editora Pearson, 2009. p.130-148. http://www.gildarizzo.pro.br/educapre.html |