Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Paloma Machado
Email:palomiinhamachado@hotmail.com
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A importância do brincar na pré-escola
Problema central da pesquisa:A brincadeira e o jogo são os principais elementos para a formação social da criança.
A criança ganha cada vez mais a inportância de educadores e pais.Para isso é importânte a influencia de cada brinquedo e de cada tipo de brincadeiras desenvolvido na pré-escola.A brincadeira vem de desejos não realizados,e somente é resolvida,pelo brincar.
O prazer,não é definido pelo brinquedo,mas sim pela necessidade da criança.Por isso devem ser utilizados varios tipos de brinquedos.
Bom mesmo,é dar a criança possibilidades,insentivos e imaginação.
Cada idade e cada período nessecita de diferentes brinquedos,coloridos de morder,de facil manipulação e de diferentes formas.
Normalmente as propagandas são enganosas,e vendem brinquedos sem nenhum valor padagogico.
Então,podemos seguir a cultura insentivar jogos simbolicos,brinquedos que desenvolvam constantemente o pensamento da criança,e não dispensar o faz de conta.
É necessario sempre a presença de um proficional ou um adulto que possa acompanhar a brincadeira e o desenvolvimento da criança.
Diante de tudo isso o problema que move minha pesquisa é: A brincadeira de faz de conta, com orientação e apoio dos adultos, floresce nos anos da pré-escola e permite à criança ganhar bastante em termos cognitivos, já que experimenta novas ideias e capacidades.Mas a brincadeira mal monitorada pode intervir na formação da criança?
Objetivos da pesquisa:Analisar se as brincadeiras realizadas em escolas de educação infantil são apropriadas para as idades das crianças.
Justificativa:Optei por está área porque consiste na educação infantil,onde já atuo na mesma .E pretendo me aprofundar cada vez mais para que eu possa realizar minhas atividades e obter bons resultados,pois na educação pré-escolar as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos.E por ser a primeira etapa da educação básica,deve ser bem desenvolvida para que a criança conheça sua capacidade e habilidades.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:A metodologia será pesquisa bibliografica.farei atravez de livros,pdf,revistas,sites e artigos.
Referências bibliográficas:www.scelisul.com.br/cursos/educação/pd/artigo1.pdf

ROSADO, Evânio. Brincar, praticar esporte e divertir-se. In: ___. Infância: tempo de brincar e estudar. Santa Cruz do Sul: Editora Meridional de Tabacos LTDA, 2005. p.41-43.

SALTINI, Claudio J. P. Afetividade e Inteligencia. São Paulo: Editora WAK, 1997.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca espaço lúdico de educação e lazer. In: CELY, Elena Bautista. Brinquedoteca o lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. p.125-135

STEINLE, Marlize Cristina. Bonafini; SUZUKI, Juliana Telles Faria. - Organização do trabalho pedagógico. In:___ Educação da criança de 0 a 5 anos. São Paulo: Editora Pearson, 2009. p.130-148.


http://www.gildarizzo.pro.br/educapre.html





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...