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Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Gabrieli Merib
Email:126334@upf.br
Curso:Pedagogia Lagoa Vermelha
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:Qualidade no ensino, o futuro começa aqui
Problema central da pesquisa:Para que se possa construir uma educação de qualidade, é de extrema necessidade acreditar na importância do investimento nessa área da educação infantil, valorizando os profissionais em todos seus aspectos. Sabe-se que o ensino brasileiro nos últimos anos vem sofrendo com o déficit educacional. No entanto a pergunta que aponto é como podemos mudar essa realidade? E quais são os pontos fundamentais para essa progressiva inovação do ensino da pré escola, transformando-a em uma educação de qualidade para todos, para seu completo desenvolvimento?
Objetivos da pesquisa:Analisar a real situação da qualidade do ensino da pré-escola.
Justificativa:Optei pelo tema Educação Pré- Escolar por me identificar mais com a área e uma vontade enorme de conhecer e me integrar nesse grupo. Também por essa área ser a mediadora do primeiro contato com o ensino, para crianças que estão chegando nesse mundo chamado escola, cheias de expectativas e desejo de aprender. Podendo estar vivendo essa realidade da educação infantil, mas ao mesmo tempo transformar e inovar essa área tão debilitada ultimamente, com novos métodos para que ocorra uma melhor aprendizagem e um melhor desenvolvimento, melhorando assim, a sociedade em geral.
A área de meu interesse dentro da educação pré escolar é sobre a qualidade do ensino, pois a mesma vem sendo prejudicada pela falta de professores, de incentivo para os mesmos, onde se possa estar gerando a sua valorização tanto salarialmente quanto emocional, onde não estão totalmente preparados para atuar em uma área de suma importância, onde as crianças tem um primeiro contato com o ensino, e como se diz a primeira professora a gente nunca esquece, fica marcada para sempre. Porém é nesse ponto que há que ter um maior enfoque, pois o professor é o grande mediador desse vínculo com a escola. Onde esses profissionais deveriam ser mais valorizados por seu grandioso trabalho, sendo que com isso possa estar mudando a realidade que enfrentamos com o ensino, educação, melhor dizendo, que a mesma se encontra em um estado de precariedade, podendo estar oferecendo uma educação de qualidade e qualidade na educação.
Natureza da pesquisa:Analisar um problema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:O projeto será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica baseada em diferentes autores em diversos materiais como livros, revistas, sites da web e PDF, atendendo ao objetivo do trabalho. Assim também, será realizado pesquisa de campo em escolas públicas, onde realizarei entrevistas com os profissionais da área.
Referências bibliográficas:ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António. (org.). Profissão Professor. Tradução de Irene Lima Mendes; Regina Correia; Luisa Santos Gil. Portugal: Ed. Porto, 1999.

GUIMARÃES, Arthur; FARIA, Fabiana. Uma profissão, várias realidades. Profissão professor. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXII, n. 201, v. 22, p. 27-37, abr. 2007.

ROSA, Carlos Mendes. Onde erramos. Salários, sobrevivência cada vez mais difícil. Revista Nova Escola, São Paulo, ano VI, n. 54, v. 6, p. 10-19, dez. 1991.

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: Questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/17.pdf >. Acesso em: 12 set. 2012.

TELES, Maria Luiza Silveira. Educação: A revolução necessária. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.





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