Nome*: | Alissa Vieira Benites |
Email: | perilissa@yahoo.com.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Sociologia da Educação |
Título provisório do projeto: | CURRÍCULO DUALISTA CADA VEZ MAIS EM ÊNFASE VOLTADO Á MÃO DE OBRA BARATA. |
Problema central da pesquisa: | Nos dias de hoje, as barreiras sociais são maquiadas por novos currículos educativos, porém a antiga dualidade educacionais continua presente.Causando fenda social entre pobres e ricos.O modelo do novo currículo do ensino médio é uma demonstração onde se cria mão de obra qualificada e barata. As estruturas sociais que rotulam a sua educação? O novo currículo do ensino médio ampliará a distância na escolaridade populacional? São temas que irão repercutir como o novo modelo do ensino fundamental, que crianças no 3º ano, mal podem ler e escrever na periferia enquanto, na escola privada crianças no final da educação infantil já estão se alfabetizando. Novos currículos implantados somente para atingir índices e obter mão de obra especializada e barata. |
Objetivos da pesquisa: | Discutir o novo rumo do currículo do ensino médio,se ele é profissionalizante ou mais um rotulação, pois as escolas públicas serão obrigadas a seguir o novo currículo,enquanto as escolas privadas irão continuar preparando para Enem e vestibulares, onde a inserção nas faculdades renomadas ainda são feitas de forma qualitativa por áreas,que não serão tão abordados,pois perderam espaço para matérias específicas de qualificação profissional. |
Justificativa: | Elegi a sociologia da educação, por demonstrar a evolução do ensino, evidenciando a as mudanças sociais e econômicas, que ocasionaram impulsos para o desenvolvimento na área da educação e desenvolvimento de aptidões humanas, correspondente a seu momento cultural e histórico,não deixando de lembrar que a área social não está desligada a educação é a maior impulsionadora social,sem educação não a mudanças,essas que são feitas por pessoas mudaram vários contexto da sociedade por meio de leis e opinião públicas. Nessa área destacam-se Marx e Pistrak.Que sabiam que só com educação se muda um país. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | Leituras de sites,sobre essa proposta. Debates com profissionais na área de educação de forma que elucide as ideias abordadas pelo novo currículo e se realmente profissionalizar e qualificar, mudará a evasão escolar e a não inserção da população pobres no ensino superior. |
Referências bibliográficas: | PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981, pp. 0723. (Tradução: Daniel Aarão Reis Filho) PANISSET,Ulysses de Oliveira. Novo currículo do ensino médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acessado em: 16 maio 2012. |