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Projeto de pesquisa: Filosofia da Educação

Nome*:Vandrieli Urbano Fontana
Email:91758@upf.br
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Filosofia da Educação
Título provisório do projeto:A CONTIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA
Problema central da pesquisa:PROBLEMA

Lipman pretende valorizar a relação entre educação e democracia centralizando seu foco no ensino de filosofia. Ele considera que desde o inicio da formação escolar as crianças estão aptas á pratica da filosofia. Assim, caberia a filosofia preparar as crianças para pensar nas outras disciplinas, isto é, tanto para pensar a partir quanto sobre cada disciplina. Lipman considera a filosofia como uma prática que fornece á experiência educacional seu sentido e as ferramentas que lhe são indispensáveis.
Que argumentos Lipman usa para fundamentar os conceitos de comunidade de investigação? A partir da concepção de comunidade de investigação, como é possível obter efeitos positivos em sala de aula? Através de que fundamentação Lipman sustenta a filosofia no processo educacional?
Objetivos da pesquisa:OBJETIVOS
*Identificar o que Lipman, pretendia ao propor a criação de uma comunidade de investigação, e como ela se constitui.
*Analisar como o método filosófico utilizado por Lipman, traz efeitos positivos nas atividades de sala de aula.
*Evidenciar os elementos que sustentam a filosofia no processo educacional na concepção de Lipman.
*Investigar a proposta de Lipman, quanto a educação filosófica, partindo dos conceitos: investigação, diálogo, filosofia e educação democrática.
Justificativa:JUSTIFICATIVA

Justifica-se esta pesquisa, em razão de ela possibilitar, a partir de um autor norte-americano, buscar elementos para aprofundar mecanismos utilizados para que se de o processo educacional com crianças.
As crianças dos 3 aos 12 anos, costumam ser um pouco filósofos, pois se questionam sobre tudo, afinal para eles tudo é novo. Desenvolvendo nestes, um pensar crítico, reflexivo, é a contribuição para um processo educacional, o qual somente o processo de filosofar é capaz de proporcionar.
Por isso esta pesquisa busca tematizar elementos que ajudem a compreender a importância da filosofia no processo educacional.
É a partir destes elementos, o motivo de aprofundar este assunto de grande importância.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:Pesquisa bibliográfica.
Referências bibliográficas:REFERÊNCIAS

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