Nome*: | Vandrieli Urbano Fontana |
Email: | 91758@upf.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Filosofia da Educação |
Título provisório do projeto: | A CONTIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA |
Problema central da pesquisa: | PROBLEMA Lipman pretende valorizar a relação entre educação e democracia centralizando seu foco no ensino de filosofia. Ele considera que desde o inicio da formação escolar as crianças estão aptas á pratica da filosofia. Assim, caberia a filosofia preparar as crianças para pensar nas outras disciplinas, isto é, tanto para pensar a partir quanto sobre cada disciplina. Lipman considera a filosofia como uma prática que fornece á experiência educacional seu sentido e as ferramentas que lhe são indispensáveis. Que argumentos Lipman usa para fundamentar os conceitos de comunidade de investigação? A partir da concepção de comunidade de investigação, como é possível obter efeitos positivos em sala de aula? Através de que fundamentação Lipman sustenta a filosofia no processo educacional? |
Objetivos da pesquisa: | OBJETIVOS *Identificar o que Lipman, pretendia ao propor a criação de uma comunidade de investigação, e como ela se constitui. *Analisar como o método filosófico utilizado por Lipman, traz efeitos positivos nas atividades de sala de aula. *Evidenciar os elementos que sustentam a filosofia no processo educacional na concepção de Lipman. *Investigar a proposta de Lipman, quanto a educação filosófica, partindo dos conceitos: investigação, diálogo, filosofia e educação democrática. |
Justificativa: | JUSTIFICATIVA Justifica-se esta pesquisa, em razão de ela possibilitar, a partir de um autor norte-americano, buscar elementos para aprofundar mecanismos utilizados para que se de o processo educacional com crianças. As crianças dos 3 aos 12 anos, costumam ser um pouco filósofos, pois se questionam sobre tudo, afinal para eles tudo é novo. Desenvolvendo nestes, um pensar crítico, reflexivo, é a contribuição para um processo educacional, o qual somente o processo de filosofar é capaz de proporcionar. Por isso esta pesquisa busca tematizar elementos que ajudem a compreender a importância da filosofia no processo educacional. É a partir destes elementos, o motivo de aprofundar este assunto de grande importância. |
Natureza da pesquisa: | Aprofundar um tema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | Pesquisa bibliográfica. |
Referências bibliográficas: | REFERÊNCIAS CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão. Campinas, SP: Papirus, 1991. CBFC. O que é filosofia para crianças? São Paulo, CBFC, 1985 (mímeo) DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998. DREHER, Edmundo. Saber pensar. São Paulo. GRB, 1992. FAVERO, Alcemira & BINI, Elena. O tesouro de pérola. Passo Fundo: Nuep. 2001. FAVERO, Altair & CASAGRANDA, Edison. Diálogo e aprendizagem: orientações teórico-metodológicas do ensino de filosofia com crianças. Passo Fundo: Clio, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1997. GAARDER, Jostein. Ei! Tem alguém aí. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo, Cortez, 1995. GILES, Thomas Ronsom. Introdução á filosofia. São Paulo: EPU, 1979. KOHAN, Walter Omar & Kennedy, David. Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. KOHAN, Walter Omar & LEAL, Bernardina. Filosofia para crianças em debate. Petropolis: Vozes, 1999. KOHAN, Walter Omar. O que você precisa para saber sobre Filosofia para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. KORZCAK, Janusz. Como amar uma criança. São Paulo, Paz e Terra, 1983. LIPMAN, Matthew. A filosofia vai á escola. São Paulo: Summus, 1990. --------------Natasha: diálogos vygotskianos. Porto Alegre: Artes médicas, 1995. NIELSEN NETO, Henrique. Filosofia da educação. São Paulo, Melhoramento, 1988. -------------O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995. SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo, Cortez, 1992. SHARP, Anne. "Aulas de raciocínio". Entrevista para a revista Inter-Ação. São Paulo, Instituto de idiomas Yazigi, ano 1, no. 7, novembro de 1984. SIMON, Ma. Célia Moraes Neiva. O ensino de filosofia no 2° grau: crítica ou alienação? In Debates filosóficos, no. 2, SBPC, RJ. WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989. ZAN, Betty & DE VRJES, Rheta. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artes médicas, 1998. |