Nome*: | Rangéli Mussato |
Email: | rangelimussato@hotmail.com |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR |
Problema central da pesquisa: | Esta pesquisa tem a finalidade de desenvolver técnicas que possam ser utilizadas em crianças com idade pré-escolar, tentando incentivá-las na leitura e fazendo com que tenham o hábito desde pequenas, através das práticas utilizadas pelo professor para que elas possam utilizar por toda a vida. Esta pesquisa servirá de apoio para que todo profissional que trabalhe com essas crianças possam transmitir a elas o gosto pela leitura. *Como despertar o interesse da leitura nas crianças em idade pré-escolar? *Como os profissionais que trabalham com essas crianças podem fazer com que a leitura possa fazer parte do cotidiano? |
Objetivos da pesquisa: | - Abordar a importância da literatura infantil na fase pré-escolar como ferramenta principal no seu desenvolvimento. - Discutir os métodos utilizados pelos professores na contação de histórias e contos em sala de aula. |
Justificativa: | Este projeto de pesquisa visa esclarecer a importância da literatura na educação infantil como ferramenta indispensável para o desenvolvimento cognitivo da criança nessa fase pré-escolar, fundamentando que o mundo literário é importantíssimo para a sua formação, esclarece ainda os métodos que os professores utilizam em sala de aula para fazer com que desperte cada vez mais o interesse dela pela leitura tendo como fundamento o uso de bibliotecas e os espaços de literatura ampliando a contação de histórias e contos que auxiliam no desenvolvimento das habilidades intelectuais da criança nessa fase escolar. "É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam [...]".(ABRAMOVICH,1989,p.17) |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa bibliográfica |
Coleta de dados: | A pesquisa será realizada utilizando publicações bibliográficas (revistas, relatórios, livros e artigos científicos). |
Referências bibliográficas: | GARDNER, Howard; BARBOSA, Maria Carmen Silveira (Rev.). A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes médicas, 1994. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa e SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes médicas, 1999. KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes médicas, 1991. ABROMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. [S.l.]: Scipione Ltda. 1989. |