Nome*: | Juliana Brusamarello |
Email: | 124754@upf.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | BRINCAR: MUITO ALÉM DA FANTASIA ! |
Problema central da pesquisa: | Todos nós sabemos que o brincar é importante pra a criança, mas será que os professores estão cientes do por que a brincadeira tem essa importância? Muitos afirmam que a brincadeira tem o papel de divertir a criança, pois a brincadeira é típica da infância. A importância do brincar vai muito além dessa perspectiva, na brincadeira a criança reproduz o mundo tentando entendê-lo, na brincadeira ela adquire maior maturidade, através dela a criança entra em um mundo de fantasia, onde a sua criatividade atinge níveis extremos, além do mais é na brincadeira que ocorrem os primeiros aprendizados da criança, e esse aprendizado vai desde o seu nascimento até a fase escolar, onde a brincadeira continua tendo um papel importante para o desenvolvimento da criança, seja esse cognitivo ou moral. Porém, será que os professores da educação infantil estão favorecendo a brincadeira no ambiente escolar? Ou será que o principal interesse dos professores e pais é ensinar o conteúdo, deixando de lado o lúdico? Se esse for o maior interesse deles, acho melhor estenderem seus conhecimentos referentes a este tema e entender a riqueza que o brincar proporciona para nossas crianças! |
Objetivos da pesquisa: | - Relacionar a importância do brincar no desenvolvimento e na educação das crianças; - Investigar a importância dos adultos na estimulação adequada no ato de brincar; |
Justificativa: | Minha escolha referente a educação pré-escolar justifica-se pelo fato de que sempre tive interesse por essa área e também por quê no momento estou atuando neste ramo. Acredito que esta área é fundamental pra as crianças, pois é na educação infantil que a criança é estimulada para o aprendizado, pra viver socialmente, para desenvolver suas habilidades, seus valores. Minha escolha torna-se importante também, pois defendo a ideia de que a brincadeira exerce grande importância na vida das crianças. Pois é no brincar que as crianças recriam e repensam os acontecimentos de sua vida, desenvolvem sua criatividade, a capacidade de pensar na solução de problemas, para que representando na brincadeira elas possam entendê-los, além de contribuir essencialmente para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das mesmas. Acredito que a educação infantil seja um espaço de alegria, de diversão e de aprendizado, onde o professor precisa estruturar o campo das brincadeiras e fazer com que elas se tornem cada vez mais enriquecidas. Pois a criança não é um adulto miniatura, ela tem suas características próprias, e para se tornar um adulto ela precisa passar por várias etapas do desenvolvimento e o ato de brincar esta fundamentalmente ligado a isso. Esta fase da educação pré-escolar é de extrema importância, pois é neste momento que a criança vai desenvolver com a ajuda do professor todas as suas capacidades mentais e morais, que ao longo do processo escolar vai se aperfeiçoando e consolidando-se com os conhecimentos que precisará para a sua vida. Como já diz a Declaração Universal dos Direitos da criança, a criança tem o direito de brincar, pois é através da brincadeira que a criança tem uma maior probabilidade de se tornar uma pessoa bem. Por isto minha escolha está voltada a este tema, pois tenho a certeza que a educação pré-escolar associada a brincadeira, garante a criança um desenvolvimento completo |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | A pesquisa será desenvolvida analisando vários textos relativos a temática do brincar , que permitirá um conhecimento mais detalhado da posição dos psicólogos e educadores que defendem a ideia de que o brincar tem grande influência no desenvolvimento e na educação das crianças. Além disso, a pesquisa apresentará um levantamento de dados com questionário aos pais e professores referente ao tema: importância do brincar. Para isso haverá coleta de dados no local de estudo que será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Pellegrini Paludo, localizada na Rua José Corrent, n° 74, bairro Basalto, Nova Prata, Rio Grande do Sul. A entrevista será realizada com as duas turmas de pré-escola referente a 40 alunos, com os respectivos professores e pais dos alunos. |
Referências bibliográficas: | ROJAS, A. K. Brincar e aprender. Revista Pátio – Educação Infantil, Porto Alegre, ano 9, n. 27, p. 3-15, abr./jun. 2011. GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. 1. ed. [S. l.] Cortez, 2010. PEDAGOGIA ao pé da letra. Disponível em:< http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/monografia-ludico-jogos-brinquedos/>. Acesso em: 19 maio 2012. ABRIL. Disponível em:< http://veja.abril.com.br/180407/p_088.shtml>. Acesso em: 19 maio 2012. |