Outras Templates

Postagens

no blog

Comentários

nas postagens

Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Camila Rigotti
Email:cami.rigotti@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PEDAGOGIA NECESSÁRIA
Problema central da pesquisa:A questão ambiental é um tema preocupante tanto dentro como fora da escola. Pois meio ambiente é o conjunto das coisas vivas e não vivas, que é cada vez mais explorado pela mão do homem, que não destrói apenas o lugar em que ele vive, mas também ecossistemas, recursos naturais, vegetação, solo, clima, enfim tudo que o rodeia, e essas atitudes destrutivas, vão ter uma conseqüência que certamente voltarão em forma de aquecimento global, efeito estufa, mudanças climáticas, esgotamento dos recursos naturais, enfim são vários exemplos. Sendo necessário então, mudar o comportamento, desenvolver atitudes e valores positivos em relação ao meio ambiente, não pelo simples fato de ser bonito, mas sim porque é preciso. A interação entre ser humano e o meio ambiente deve ser uma relação construtiva, e não mais destrutiva. É preciso suprir as necessidades de hoje sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades, fazendo uso razoável dos recursos e preservando o mesmo. Para despertar essa consciência temos a Educação Ambiental, uma importante ferramenta. Mas é levantado as seguintes questões:
Como podemos trabalhar a Educação Ambiental nos dias de hoje?
E por que desenvolver esse trabalho tão cedo nas crianças?
Objetivos da pesquisa:- Analisar a questão ambiental, no local em que o projeto será implantado.
- Estudar formas de trabalhar a Educação Ambiental, contribuindo para uma sociedade sustentável.
Justificativa:Justifico a minha escolha, porque sempre estive ligada com a questão ambiental. Desde pequena me ensinaram a cuidar do lugar onde morava, pois era nesse lugar que iríamos estar no dia-a-dia, e este lugar deveria ser um lugar agradável, bonito, com qualidade de vida, afinal este iria ser o nosso meio ambiente. Sendo que, meio ambiente não se resume em árvores, rios, e sim o ambiente em que vivemos, e é ali mesmo que deve começar a consciência do cuidado, da preservação, de contribuir para uma sociedade que seja ambientalmente sustentável Essa é uma tarefa da Educação Ambiente l(sendo que essa ação educativa deve ser sistemática e contínua) despertar no ser humano que ele também faz parte desse meio, e que somos responsáveis pelos nossos atos, ela também nos faz ter mudança de postura, transforma o nosso comportamento para a preservação do meio.
Acho indispensável que essa educação comece ainda na infância, voltando todas as ações para um mundo sustentável. Afinal, é nessa fase que as crianças criam sentimentos de amor pela natureza, e é ali que começam a respeitar a vida e criam uma consciência ambiental, com atitudes simples, mas de grande valor.
Afinal, as crianças também são sujeitos ativos , e podem desenvolver ações concretas em favor do ambiente , sendo cidadãos comprometidos que previnam futuras degradações e ainda podem ser sementes de um mundo sustentável .
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa bibliográfica
Coleta de dados:Este trabalho será realizado por pesquisa bibliográfica, com observações em sala de aula, leituras de livros e artigos.
Referências bibliográficas:ROJAS, Adriane Kiperman. Infância e consciência ecológica. Revista Pátio, Porto Alegre, ano 8, n. 25, p. 3-10, out./dez. 2010.
ROJAS, Adriane Kiperman. Confeccionando jogos e brinquedos com sucata. Revista Pátio, Porto Alegre, ano 6, n. 17, p. 30-36, out. 2008.
ROJAS, Adriane Kiperman. Educação infantil para uma sociedade sustentável. Revista Pátio, Porto Alegre, ano 6, n. 18, p. 10-13, fev.2009.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...