Nome*: | Ingrid Pelissari Kravos |
Email: | 125111@upf.br |
Curso: | Pedagogia Passo Fundo |
Área da Pesquisa em Educação: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Título provisório do projeto: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Problema central da pesquisa: | Crianças com deficiência mental tem dificuldade em alcançar os objetivos propostos pelos currículos tradicionais, assim a elaboração de um currículo individual proporciona a ampliação dos horizontes do aluno incluindo-o no sistema regular de ensino, eliminando a necessidade de ter apenas aulas em escolas especializadas, deste modo alcançando o intuito da inclusão. Mas os professores da rede pública estão preparados para construir e aplicar esses currículos? As escolas têm meios para a orientação desses professores? Como o professor vai suprir todos os conteúdos mínimos para o ano letivo neste currículo diferenciado? E para orientação os pais quando descobrem que seus filhos terão um currículo diferencia dos demais alunos? |
Objetivos da pesquisa: | Incentivar o processo de ensino regular para crianças com deficiência mental que necessitam de ensino diferenciado. |
Justificativa: | A curiosidade em pesquisar este tema surgiu porque é um tema não explorado na sua totalidade na graduação e que abre inúmeras oportunidades de aprofundamento e áreas de trabalhos futuros, que necessita de um aprofundamento teórico para desenvolver adequadamente as habilidades e competências em todos os estudantes, sendo com necessidades especiais, características especificas e sociedades a parte. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa analítico-descritiva |
Coleta de dados: | A coleta de dados deste projeto de pesquisa será por meio, princilpamente, do livro "Saberes e práticas da inclusão", de depoimentos e dados coletados em blogs partiticulares de professores que atuam na rede de ensino fundamental. |
Referências bibliográficas: | MONTE, F. R. F. do; SANTOS, I. B. dos (Org.). Saberes e práticas da inclusão: Dificulçdades acentuadas de aprendizagem Dificiência múltipla. 4ª ed. Brasília: MEC, Secretária de Educação Especial, 2006. |