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Projeto de pesquisa: Educação Pré-Escolar

Nome*:Maria Janice de Oliveira Apolinário Azevedo
Email:mariajanicefx@hotmail.com
Curso:Pedagogia Passo Fundo
Área da Pesquisa em Educação:Educação Pré-Escolar
Título provisório do projeto:A importância do lúdico, dos jogos e dos brinquedos na pré-escolaa
Problema central da pesquisa:A utilização dos jogos, da ludicidade e dos brinquedos na educação infantil, para auxiliar na aprendizagem das crianças ainda é um desafio e uma incógnita para muitos educadores, pois a falta de preparo e a falsa crença de que criança em faixa etária escolar precisa escrever e encher o caderno para aprender dificulta seu trabalho e em muitos casos retarda o aprendizado das crianças. Os jogos, os brinquedos e a parte lúdica devem sim fazer parte das aulas e atividades dos educadores, principalmente em se tratando da educação pré-escolar, primeira etapa da criança na escola e portanto indispensável a presença de atividades ludicas,dos jogos e brinquedos para o bom desenvolvimento da criança nessa faixa etária. O papel do professor é o de gerador de situações estimuladoras e eficazes para a ap! rendizagem onde os usos dos jogos, do lúdico e das brincadeiras tornam-se uma alternativa mais divertida e prazerosa ao ensino dos conteúdos escolares,das regras e das condutas dos alunos para sua boa formação de forma sádia, sendo mais atraente e significativo aos alunos. Nesse sentido qual a importância do brincar, dos jogos e do lúdico no desenvolvimento da criança na pré-escola?
Objetivos da pesquisa:- Ressaltar a importância dos jogos, do lúdico e das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças na pré-escola;

- Analisar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças;

- Identificar os benefícios do brincar na construção do conhecimento de forma espontânea e prazerosa na pré-escola;

- Esclarecer dúvidas e incertezas em relação ao poder de transformação que o brincar exerce no processo educativo e formativo da criança;

- Verificar como acontece à práxis educativa no cotidiano escolar;
Justificativa:A preocupação e a necessidade de envolver aspectos lúdicos a prática pedagógica do professor, emerge principalmente sobre como conduzir melhor o processo ensino aprendizagem, para que os alunos ao ingressarem na vida escolar se beneficiem de fato e de direito de uma boa educação, de um bom desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e também social. A educação infantil deve ser um ambiente criado para desenvolver as habilidades a capacidades da criança. O brincar permite a elas a construção do conhecimento de forma espontânea e prazerosa.

Assumir o brincar como instrumento do processo educativo implica em mudar conceitos e paradigmas desestabilizando a tradicional centralização no professor,

mexendo com questões livrescas, passando a olhar o aluno como um ser que pensa, age e sente. Perceber que é possível aprender a ler e a escrever também com o corpo em movimento.

Sendo assim faz-se necessário este trabalho de pesquisa, a fim de clarear e mostrar à luz de fundamentos teóricos a importância dos jogos e brincadeiras para o aprendizado e desenvolvimento das crianças e ainda orientar o corpo docente que é possível ensinar e aprender por intermédio da corporeidade, da espontaneidade e da ludicidade.
Natureza da pesquisa:Aprofundar um tema
Metodologia da pesquisa:Qualitativa
Design da pesquisa:Pesquisa de campo
Coleta de dados:A pesquisa se dará de forma investigativa por meio de um questionário, composto por questões minunciosamente escolhidas e ainda por meio de observações e questões abertas durante visitação e observação da Instituição ora pesquisada, para em seguida compararar os dados obtidos a luz de fundamentos teóricos.
Referências bibliográficas:DOHME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação: O Caminho de Tijolos Amarelos do Aprendizado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

______________O Lúdico na Educação. Disponível em w.w.w editorainformal. Com.br. acesso em 13/08/05

ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, art.71

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

MACEDO, Lino de, e PASSOS, Norimar christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre. Artmed, 2005.


SANTOS, Santa Marli Pires dos. (org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SILVA, Daniel Vieira da. Ludicidade e Psicomotricidade.Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.



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