Nome*: | Mônica Lenz |
Email: | monica.lenz76@yahoo.com.br |
Curso: | Pedagogia Carazinho |
Área da Pesquisa em Educação: | Educação Pré-Escolar |
Título provisório do projeto: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Problema central da pesquisa: | A pesquisa sobre: déficit de atenção e hiperatividade será desenvolvida, com base nos seguintes questionamentos: O que é? Quem apresenta? Como se desenvolve? Como se manifesta? Como se diagnostica? Como se trata? |
Objetivos da pesquisa: | -Diagnosticar as causas da hiperatividade e déficit de atenção; -Realizar um trabalho multidisciplinar para o tratamento destes alunos, envolvendo pais, professores e em alguns casos terapeutas; -Planejar estratégias e intervenções que serão implementadas para o atendimento desses alunos; |
Justificativa: | A educação pré-escolar, é uma fase de intensas descobertas onde o aluno é condicionado ao mundo, e de fundamental importância para o desenvolvimento humano e social da criança. Os primeiros anos de vida são anos verdadeiramente de educação, pois a construção da inteligência e aquisição da aprendizagem, bem como a aquisição de habilidades, valores e das atitudes são desenvolvidas nesta etapa e servem para toda a vida. Entre minhas vivências, tive a oportunidade de realizar o Curso Normal onde pude ter muitas práticas pedagógicas, tendo um conhecimento mais amplo na área na convivência diária em sala de aula, na relação enriquecedora professor-aluno, através das experiências realizadas como monitorias, micro-aulas, estágios tanto na Educação Infantil, como nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que,foram sem sombra de dúvidas de fundamental importância para me impulsionar para a escolha de ser educadora. Durante o curso, surgiram também algumas inquietações: Como trabalhar com alunos hiperativos ou com déficits de atenção? Como realizar um planejamento adequado, para alunos com deficiência que estão inseridos na rede regular de ensino? Entre outras dúvidas que dificultam a aprendizagem eficaz do aluno. Nesta etapa pude reavaliar conceitos e valores, entre estes, talvez o mais fundamental: "A arte de ser professor", pois ele é responsável por estimular o! prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidade autonomia e atenção do aluno é o único profissional que possui o dom de" melhorar o ser humano", e de desenvolver o espírito crítico e reflexivo, para que seja um cidadão consciente no futuro. Porém para que tudo isso aconteça, é preciso realmente amar a profissão que abraçou que em princípio precisa de amor, desprendimento, firmeza, paciência, domínio de conteúdos, para assim desenvolver o encantamento e a motivação do aluno para o processo de aprendizagem. |
Natureza da pesquisa: | Analisar um problema |
Metodologia da pesquisa: | Qualitativa |
Design da pesquisa: | Pesquisa de campo |
Coleta de dados: | A pesquisa será elaborada, através da observação e análise dos alunos no convívio familiar e escolar, pesquisas bibliográficas, bem como entrevistas com pais, alunos, professores e terapeutas. |
Referências bibliográficas: | -FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. -VEIGA, Ima Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas- São Paulo: Papirus, 1.989. -NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A educação Pré-Escolar- Fundamentos e didática. São Paulo: Ática, 1.999. |