
Na verdade, se pararmos pra pensar e refletir sobre a conduta de um professor em relação a seus alunos, verificamos que, seja qual for o grau de cultura deste professor, ou ainda, seja qual for o nível de atualização em que ele esteja, sempre se pode perceber, no seu comportamento, uma finalidade, um sentido último, que nos fala do que este professor julga ser o melhor para seus alunos, em termos de um ideal humano ao qual eles devem aspirar. E isto ocorre em relação a qualquer professor. ( NICOLAU, Marieta Lúcia Machado, 1.997 p.15) Ao incentivar comportamentos criativos do pré-escolar, através de atividades lúdicas, espontâneas, de expressão livre, de solução de problemas, estaria a pré-escola aproveitando sua energia vital e favorecendo seu ajustamento psicológico e social. Piaget destaca no processo evolutivo quatro fatores básicos: - a maturação; - as experiências; - a transmissão social; - a equilíbrio; ( NICOLAU, Marieta Lúcia Machado, 1.997 p.15) Embora os fins da educação sejam múltiplos quanto ao seu conteúdo,devemos reconhecer que a atividade pedagógica é sempre formadora. E o é porque por traz dela está a crença de que o homem pode ser modificado. Sem esta convicção a tarefa do educando, perde sua razão de ser. De fato, diferentemente do animal, cujo comportamento se repete milenarmente, o homem é capaz de modificar a natureza e criar, a partir dela, um universo que é obra exclusivamente sua, o universo da cultura. ( NICOLAU, Marieta Lúcia Machado, 1.997 p.15) |
Mônica Lenz - Email: monica.lenz76@yahoo.com.br |